Tereré e Chimarrão: qual a diferença entre as bebidas?

Postado em 22/12/2020
Tereré e Chimarrão

Tereré e Chimarrão: qual a diferença entre as bebidas?

A princípio, a cultura do tereré e do chimarrão surgiu no Sul do Brasil. Contudo, devido ao sabor e praticidade das bebidas, muitas pessoas foram adotando esse costume em outras regiões. Inclusive, os brutos do interior, costumam se reunir nos dias de inverno para degustarem um chimarrão quentinho. Já nos dias de verão, os cowboys e cowgirls preferem o toque refrescante do tereré.
Isso porque, embora as bebidas sejam preparadas a partir da mesma erva-mate, elas são consumidas de forma diferente.
Portanto, se você quer realmente saber qual a diferença entre o chimarrão e o tereré, siga com a gente e confira o post do blog da 7M Boots.

1. Temperatura

Sobretudo, a principal diferença entre o chimarrão e o tereré está na temperatura da água. Isso porque, no preparo do tereré, a infusão da erva-mate é realizada com água fria. Por esse motivo, a bebida é uma grande aposta para os dias quentes. Já que ajuda a matar a sede de maneira refrescante.
Já o chimarrão é feito com água quente e, por isso, é mais consumido durante o outono ou inverno. Geralmente, os amantes da bebida preferem consumi-la em jejum pela manhã ou no final da tarde.

Tereré e Chimarrão: qual a diferença entre as bebidas?

2. Preparo

De fato, o formato tradicional do tererê envolve água e erva-mate. Mas, outras misturas podem ser adicionadas para mixar os sabores e deixar a bebida ainda mais gostosa. Entre os ingredientes mais utilizados estão o limão, o capim-limão e a hortelã.
Além disso, algumas pessoas também gostam de adicionar suco de fruta à erva, de modo a suavizar o seu gostinho amargo.
Em contrapartida, o chimarrão é feito apenas com água quente e erva-mate, mas, algumas pessoas mais “ousadas” também adicionam algumas misturas à bebida como a camomila, o boldo, funcho, etc.

3. Recipientes

Embora não existam grandes diferenças nos recipientes utilizados para o preparo do tereré e o do chimarrão, vale mencionar que o tereré também pode ser preparado em uma guampa ou copo comum.
Para quem não sabe, a guampa é um tipo de recipiente feito com um chifre de boi. Por isso, tem um formato curvo, feito especialmente para o consumo de tereré.
Além disso, ambas as bebidas precisam de bombas para serem consumidas. Afinal, esse utensílio auxilia na filtragem da erva e por isso, é essencial. É possível encontrar as bombas em diversos locais e em inúmeros materiais como alumínio, bambu, etc.

4. A erva-mate

Por fim, por mais que as duas bebidas utilizem a erva-mate como base, a verdade é que cada uma tem a sua peculiaridade. As ervas se diferem em algumas questões, como, por exemplo, na própria trituração. A erva utilizada para fazer o tereré é mais grossa, já no chimarrão ela é moída e, por isso, tem textura mais fina.
Portanto, antes de escolher à sua erva é preciso prestar bastante atenção no momento da compra. Isso porque, nas próprias embalagens dos produtos é possível identificar se a finalidade é para o preparo de tereré ou de chimarrão.
Afinal, as bebidas, são feitas em formatos e temperaturas diferentes e por isso, seus sabores também são distintos.

Enfim, gostou de descobrir as diferenças entre o tereré e o chimarrão? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades para você. Um grande abraço!