Agropecuária: entenda a importância dela na sua vida

Postado em 25/01/2021
agropecuaria

Agropecuária: entenda a importância dela na sua vida

Apesar de ser um termo vastamente falado, muitas pessoas têm dúvidas quanto às atividades que compõem a agropecuária e também qual a importância dela para nossa vida, independentemente de você morar no campo ou na cidade. 

Pensando na relevância da agropecuária à sociedade e também as dúvidas comuns sobre o tema esse conteúdo vai abordar:

 

A partir desse conteúdo acreditamos na valorização das atividades agropecuárias e dos profissionais que atuam nesse setor.

O que é agropecuária?

O que é agropecuária

A agropecuária inclui um conjunto de atividades primárias que compõem o Produto Interno Bruno (PIB). Consistem em atividades da agropecuária àquelas relacionadas ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária). 

São diversas as práticas realizadas, como manejo de recursos naturais, incluindo adubação, plantio, controle de doenças e pragas, colheita e distribuição, além das práticas relacionadas com a criação de animais, como manejo, veterinária, ordenha e outros.

A realização dessas atividades garante que itens de origem natural e animal sejam destinados ao consumo humano, além de serem matérias-primas para indústria de roupas, beleza, biocombustíveis, medicamentos e outras.

Quais os tipos de agropecuária?

Quais os tipos de agropecuária

As atividades de agricultura e pecuária que consistem na agropecuária podem ser divididas de diferentes formas de acordo com o nível tecnológico aplicado (podem ser classificadas como tradicionais ou modernas).

Outra forma de classificação são as destinações da produção que podem variar dentro do país ou regiões. Elas incluem:

– Agricultura de subsistência ou familiar para consumo do próprio produtor;

– Agricultura comercial que fornece para o mercado consumidor;

– Agricultura especulativa que é voltada à exportação sem atender interesses locais;

– Agricultura coletivista que promove uma organização local diferente, como cooperativas;

– Agricultura científica que utiliza tecnologias modernas nas atividades;

– Agricultura de plantation que consiste em uma monocultura com fins comerciais.

A agropecuária no Brasil, por exemplo, inclui esses diferentes tipos de práticas balanceando entre uma produção nacional voltada aos interesses da sociedade local, como também monoculturas e agricultura especulativa voltada ao comércio exterior.

Atualmente, uma preocupação crescente é que as atividades agropecuárias sejam sustentáveis, o que implica em uma relação saudável com o meio ambiente.

Um exemplo é a diversificação do plantio, redução do uso de agrotóxicos, uso consciente e econômico da água e do solo e criações que garantam bem estar dos animais e redução de doenças na criação.

Cultura no campo

Cultura no campo

Ainda que atualmente a sociedade seja majoritariamente urbana, a cultura camponesa se mantém forte, principalmente para pessoas que trabalham na agropecuária familiar ou tenham vida ativa no campo. Alguns exemplos incluem:

– Alimentação baseada em produtos oriundos da terra;

– Músicas tradicionais da região, como o sertanejo;

– Relação próxima com o meio ambiente, compreendendo a dependência mútua e a importância do cuidado com o planeta;

– Vestimentas típicas que garantam proteção e conforto no exercício das atividades camponesas, com o uso de botas texanas masculinas ou botas texanas femininas, que devido ao comprimento do cano garantem proteção contra picadas e durante o manejo animal.

Portanto, a agropecuária é fundamental não apenas para a economia brasileira, mas também para os alimentos que temos à mesa e produtos diversos, como roupas, calçados, medicamentos e outros.

É essencial que haja a valorização social da agropecuária e também da cultura camponesa.