Agropecuária: entenda a importância dela na sua vida
Apesar de ser um termo vastamente falado, muitas pessoas têm dúvidas quanto às atividades que compõem a agropecuária e também qual a importância dela para nossa vida, independentemente de você morar no campo ou na cidade.
Pensando na relevância da agropecuária à sociedade e também as dúvidas comuns sobre o tema esse conteúdo vai abordar:
A partir desse conteúdo acreditamos na valorização das atividades agropecuárias e dos profissionais que atuam nesse setor.
O que é agropecuária?
A agropecuária inclui um conjunto de atividades primárias que compõem o Produto Interno Bruno (PIB). Consistem em atividades da agropecuária àquelas relacionadas ao cultivo de plantas (agricultura) e à criação de animais (pecuária).
São diversas as práticas realizadas, como manejo de recursos naturais, incluindo adubação, plantio, controle de doenças e pragas, colheita e distribuição, além das práticas relacionadas com a criação de animais, como manejo, veterinária, ordenha e outros.
A realização dessas atividades garante que itens de origem natural e animal sejam destinados ao consumo humano, além de serem matérias-primas para indústria de roupas, beleza, biocombustíveis, medicamentos e outras.
Quais os tipos de agropecuária?
As atividades de agricultura e pecuária que consistem na agropecuária podem ser divididas de diferentes formas de acordo com o nível tecnológico aplicado (podem ser classificadas como tradicionais ou modernas).
Outra forma de classificação são as destinações da produção que podem variar dentro do país ou regiões. Elas incluem:
– Agricultura de subsistência ou familiar para consumo do próprio produtor;
– Agricultura comercial que fornece para o mercado consumidor;
– Agricultura especulativa que é voltada à exportação sem atender interesses locais;
– Agricultura coletivista que promove uma organização local diferente, como cooperativas;
– Agricultura científica que utiliza tecnologias modernas nas atividades;
– Agricultura de plantation que consiste em uma monocultura com fins comerciais.
A agropecuária no Brasil, por exemplo, inclui esses diferentes tipos de práticas balanceando entre uma produção nacional voltada aos interesses da sociedade local, como também monoculturas e agricultura especulativa voltada ao comércio exterior.
Atualmente, uma preocupação crescente é que as atividades agropecuárias sejam sustentáveis, o que implica em uma relação saudável com o meio ambiente.
Um exemplo é a diversificação do plantio, redução do uso de agrotóxicos, uso consciente e econômico da água e do solo e criações que garantam bem estar dos animais e redução de doenças na criação.
Cultura no campo
Ainda que atualmente a sociedade seja majoritariamente urbana, a cultura camponesa se mantém forte, principalmente para pessoas que trabalham na agropecuária familiar ou tenham vida ativa no campo. Alguns exemplos incluem:
– Alimentação baseada em produtos oriundos da terra;
– Músicas tradicionais da região, como o sertanejo;
– Relação próxima com o meio ambiente, compreendendo a dependência mútua e a importância do cuidado com o planeta;
– Vestimentas típicas que garantam proteção e conforto no exercício das atividades camponesas, com o uso de botas texanas masculinas ou botas texanas femininas, que devido ao comprimento do cano garantem proteção contra picadas e durante o manejo animal.
Portanto, a agropecuária é fundamental não apenas para a economia brasileira, mas também para os alimentos que temos à mesa e produtos diversos, como roupas, calçados, medicamentos e outros.
É essencial que haja a valorização social da agropecuária e também da cultura camponesa.