Botas de Vaqueiro: Saiba tudo sobre esse item dos cowboys

Postado em 02/02/2021

Botas de Vaqueiro: Saiba tudo sobre esse item dos cowboys

As botas de vaqueiro fazem parte da cultura country e é muito usada por cowboys seja para o exercício das atividades no campo e fazenda como também durante comemorações típicas, afinal, é um item que une conforto, design e tradição.

Entender mais sobre as botas de vaqueiro é fundamental para usar o calçado, uma vez que ele demanda cuidados especiais e pode ser de diferentes tipos, sendo importante unir o modelo ideal com a ocasião. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:

 

Com isso, você vai saber quando usar a bota de vaqueiro ideal para cada momento e também como garantir mais durabilidade ao seu xodó.

O que são botas de vaqueiro?

As botas de vaqueiro também são conhecidas como botinas country, e consistem em um calçado usado tipicamente no universo rural, seja no sítio, fazenda, plantação, agropecuária, feiras etc.

O modelo característico é uma bota com cano curto ou médio, de até 10 cm, mas não alto, como as botas texanas, que podem ter até 35 centímetros, em média.

Outro elemento constituinte da bota de vaqueiro é o salto pequeno que garante mais conforto no exercício das atividades diárias, evitando dores lombares e nas pernas, e permitindo o uso por extensas horas sem prejuízo ao conforto e à mobilidade.

Em geral, as botas de vaqueiro são opções mais básicas – mas nem sempre – casuais e práticas para o uso diário, diferenciando-se das botas texanas principalmente por esse uso mais cotidiano.

As botinas country servem principalmente para unir conforto e proteção no exercício das atividades diárias da roça e campo. O conforto é garantido pelo salto e modelagem do pisado, com palmilha anatômica (em boas marcas).

A proteção é outro aspecto essencial, pois o trabalhador e frequentador do campo conhece o risco de picadas de animais peçonhentos, além de obstáculos, como espinhos, barro, pedregulhos e outros que podem machucar ou incomodar os pés.

Dessa forma, o salto, o material resistente – frequentemente couro – e o solado reforçado são características da bota de vaqueiro que minimizam a exposição a esses riscos.

Quais os tipos de bota de vaqueiro?

Como visto, as botinas country têm alguns elementos tradicionais, como cano, salto e serventia. No entanto, existe uma infinidade de modelos e tipos de botas de vaqueiro que vão influenciar o uso e ocasiões nas quais são mais adequadas.

Conhecer os tipos de bota de vaqueiro disponíveis ajuda você a escolher os modelos mais adequados às suas necessidades diárias, considerando tanto o trabalho, como também os momentos de lazer.

Bico

O formato do bico da bota de vaqueiro é um dos elementos constituintes desse calçado que influenciam as indicações de uso. Eles incluem:

– Bico quadrado: modelo versátil que proporciona conforto para uso diário, mas também estilo para uso em ocasiões comemorativas, como feiras e desfiles de cavaleiros;

– Bico redondo: devido ao conforto desse modelo que segue o formato natural dos pés ele é mais recomendado para uso diário, com comodidade garantida por extensas horas;

– Bico fino: modelo mais clássico que se difere dos demais e é chamativo, fazendo com que seu uso mais comum seja em festas, como rodeios, feiras, shows e outros.

Portanto, a escolha do bico da bota de vaqueiro é um primeiro elemento que influencia o uso do calçado.

Cano

Outro elemento entre os tipos de bota de vaqueiro é o cano. Em geral, o cano mais baixo é recomendado para uso diário no campo, pois é fácil de colocar e tem boa ventilação.

O cano médio, de cerca de 10 centímetros pode ser usado em ocasiões diferentes, no entanto, se você sabe que o local que frequenta apresenta mais riscos de picadas, a recomendação é aumentar a proteção com um cano mais alto.

Material

Apesar de existirem diversos materiais que podem ser usados na confecção das botinas country a recomendação é optar pelas de couro natural, o que garante maior conforto, proteção e durabilidade ao calçado.

O couro natural pode ser de diferentes tipos, sendo um mais comum o couro crazy horse e um com acabamento mais sofisticado o couro crazy horse classe A.

Quando e como usar a bota de vaqueiro?

Existem diferentes tipos de bota de vaqueiro que influenciam em quanto e como usar esses calçados.

Uma recomendação é que modelos mais sofisticados, como com couro crazy horse classe A e bico fino, com acabamento mais detalhado, por vezes até com bordados exclusivos, sejam reservados para ocasiões mais especiais, como uma vaquejada, rodeio, desfile ou festas em geral.

Já modelos mais básicos, como a bota de vaqueiro com bico redondo e couro crazy horse, são usados para o dia a dia, garantindo conforto e praticidade.

Existem várias combinações possíveis com as botas de vaqueiro, mas uma das principais formas de uso é com a calça jeans e camiseta, que pode inclusive seguir um acabamento da cultura country.

Como cuidar de suas botas de vaqueiro?

Os cuidados com a bota de vaqueiro são fundamentais para maior durabilidade do item que, muitas vezes tornam-se xodós, afinal, qual cowboy nunca teve aquela bota que fica bem com tudo e é versátil para todas as ocasiões?!

Para ter o produto por mais tempo garantindo tanto o conforto quanto a estética da botina country algumas recomendações incluem:

– Para limpeza da bota de couro natural evite lavá-la e opte por usar um pano macio úmido para remover os resíduos com movimentos leves e circulares, usando produtos apropriados e sempre evitando aqueles abrasivos, como detergente;

– Para beleza do couro faça a limpeza sempre que houver sujeiras grudadas no calçado, como barro, e hidrate o couro com graxa incolor específica;

– Não deixe a bota de vaqueiro no sol, pois isso resseca o couro. Após o uso opte por mantê-la em um local arejado, com boa ventilação, reduzindo os odores causados pelo uso contínuo.

Esses cuidados com a bota de vaqueiro vão garantir maior durabilidade do produto e que ele se mantenha como novo por muito tempo.

Quais as principais marcas de botina country?

Após considerar todos esses fatores, como tipos de botas de vaqueiro, quando e como usá-las e cuidados com o item, a escolha da sua botina deve considerar marcas confiáveis que estejam alinhadas com a cultura dos cowboys.

A 7M BOOTS é a maior loja country online e une tecnologia e tradição para garantir a fabricação de botas de vaqueiro utilizando as melhores matérias primas e profissionais mais qualificados, o que resulta em produtos que unem conforto, delicadeza, estilo e exclusividade.

As botinas masculinas da 7M BOOTS são produzidas em couro natural, palmilha anatômica para maior conforto e modelos diversos, desde os mais casuais, para uso diário, até com acabamentos bordados exclusivos e outros diferenciais.

Conheça as Botinas Country Masculinas da 7M Boots aqui e escolha o modelo ideal para seu dia a dia!