7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo

Postado em 23/02/2021
7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo

7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo

Sem dúvidas, além de companheiros para todos os momentos, os cavalos também são animais belíssimos, com porte e visual que enchem os olhos, principalmente, daqueles apaixonados pelo campo e pela natureza. Entretanto, para manter a pelagem desses animais sempre impecável, alguns cuidados são essenciais. Afinal, além da aparência, pelos brilhosos e sedosos são reflexos de bons tratos e a saúde.
Siga com a gente e descubra, no blog da 7M Boots, os 7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo

1. Higienização

Em relação aos banhos, é fundamental saber que os cavalos não devem ser banhados frequentemente e que esse tipo de procedimento só deve ser realizado em casos inevitáveis. Isso porque, a pele do equino demora bastante tempo para recuperar a oleosidade natural que o protege dos ventos frios e das chuvas.

2. Produtos

Sobretudo, os cavalos, assim como quaisquer outros animais, têm algumas necessidades especiais em relação à pele e a pelagem. Por isso, sempre que for cuidar do seu animal, lembre-se de utilizar produtos e cosméticos específicos para cavalos.
Atualmente, existe uma grande variedade de marcas que produzem shampoos branqueadores para equinos de pelo branco, por exemplo.

7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo

3. Atenção à crina e à cauda

Embora os banhos devam ser evitados, a crina e a cauda de um cavalo devem ser lavadas, pelo menos, uma vez na semana, para remover possíveis resíduos que possam ficar armazenados. Muito simples, o procedimento é parecido com a lavagem de um cabelo humano. Ou seja, requer a utilização de um shampoo e condicionador específicos para retirar as sujeiras da raiz e evitar problemas como coceira, alergias e irritação.

4. Após a lavagem, ofereça ao seu companheiro um banho de sol

De fato, é de extrema importância que as lavagens, sejam elas completas ou específicas, nos cavalos, só sejam realizadas em dias de muito sol. Além disso, sempre que finalizar a higienização do seu animal, lembre-se de deixá-lo em contato com o sol e só guardá-lo no celeiro depois que a sua pelagem estiver totalmente seca.
Fechar um equino em um celeiro molhado pode provocar várias doenças, inclusive problemas mais graves como apodrecimento dos cascos e dermatites.

7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo

5. Atenção à escovação

Sem dúvidas, o brilho da pelagem de um equino depende, principalmente, do processo de escovação. Portanto, após o banho é imprescindível pentear o seu companheiro com calma, cuidado e com uma escova adequada. As escovas de borrachas são as melhores para isso, pois são capazes de retirar a sujeira impregnada mais facilmente.
Entretanto, caso o seu cavalo tenha perdido uma grande quantidade de pelos ultimamente, o mais indicado é apostar em uma escova de serrilha, para garantir a remoção dos fios soltos.

6. Utilize produtos repelentes

Assim como a maioria das propriedades, se a sua estiver localizada em um lugar com grande incidência de moscas, é interessante proteger o seu cavalo com alguns produtos repelentes.
Hoje em dia, é possível e muito simples encontrar ótimas opções de produtos naturais que não provocam nenhum tipo de reação negativa na pele dos equinos.

7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo

7. Nunca faça o corte total da crina

Por fim, jamais corte completamente a crina do seu cavalo. Essa pelagem é fundamental para manter a cabeça do seu equino protegida do sol no verão e dos ventos frios no inverno.

Enfim, curtiu os 7 segredos para cuidar da pelagem do seu cavalo? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço!