Equoterapia: o que é e quais os benefícios?

Postado em 28/02/2021

Equoterapia: o que é e quais os benefícios?

A equoterapia consiste em uma abordagem terapêutica realizada com cavalos visando um processo interdisciplinar envolvendo saúde, educação e sociabilidade. Atualmente, a terapia é usada em tratamentos diversos, incluindo para pessoas com deficiência física ou mental.

Apesar dos bons resultados com terapias com equinos, muitas pessoas ainda desconhecem como essa abordagem é realizada, por que ela é benéfica e principalmente, para quais casos ela é recomendada. Pensando nessas dúvidas recorrentes esse conteúdo vai abordar:

A partir desse conteúdo você poderá entender quando e para quais fins a equoterapia é indicada e também como se preparar para uma sessão terapêutica ao ar livre.

O que é a equoterapia?

o que é equoterapia

A equoterapia também pode ser chamada de equiterapia ou hipoterapia e consiste em uma abordagem interdisciplinar para o tratamento de patologias que acometem aspectos físicos, emocionais e sociais.

Além disso, os estímulos promovidos na equoterapia são benéficos ao desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou em reabilitação.

Um dos fundamentos da equoterapia é que o andar do cavalo resulta em movimentos tridimensionais: para cima e para baixo, para um lado e para outro, para frente e para trás. Esses são estímulos somatossensoriais que contribuem para a recuperação física e psicológica dos pacientes.

Para que a terapia com equinos apresente resultados satisfatórios, é importante que seja realizada em um local apropriado e com a infraestrutura correta. Alguns elementos incluem:

– Cavalo manso, dócil e treinado para fins terapêuticos;
– Sessões realizadas em companhia do treinador do cavalo e terapeuta de saúde, como fisioterapeuta, psicomotricista ou fonoaudiólogo, por exemplo.

Essa estrutura é importante para que haja a junção dos princípios do trato com animais e também os conhecimentos específicos em saúde para que o tratamento seja direcionado às necessidades do paciente que realiza diferentes exercícios durante a sessão.

Para que serve a equoterapia?

para que serve a equoterapia

Um dos objetivos da equoterapia é o desenvolvimento das funções motoras do paciente, visando melhoria das suas habilidades físicas, principalmente para que ele alcance independência para realização das atividades diárias.

Apesar de o desenvolvimento funcional motor ser um dos resultados mais destacados nas terapias com equinos, outros resultados incluem mais paciência, tranquilidade, autoconfiança, inserção social e controle emocional.

Por tais razões, a equoterapia é indicada para uma série de patologias, condições físicas e psíquicas, como:

– Pessoas com deficiências sensoriais, como auditivas e visuais;
– Pessoas com necessidades especiais, como a síndrome de Down;
– Pessoas com paralisia cerebral;
– Pacientes com sequelas de AVC;
– Pacientes com esclerose múltipla e mal de Parkinson;
– Pessoas com hiperatividade, agitadas ou com dificuldade de concentração;
– Pessoas com autismo.

A equoterapia é muito comum em tratamentos em crianças, mas pode ser recomendada em qualquer idade. O ideal é que ela seja complementar a outras abordagens.

Quais os benefícios da terapia com equinos?

terapia com equinos

Os benefícios da equoterapia, especialmente entre as crianças, devem-se às respostas promovidas pela movimentação do cavalo no sistema nervoso central, melhorando a postura e percepção sensorial. Outras vantagens dessa abordagem terapêutica incluem:

– Afetividade em decorrência da relação do paciente com o cavalo;
– Estímulo da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
– Correção postural e melhora do equilíbrio;
– Melhora da autoestima e autoconfiança;
– Fortalecimento do tônus muscular;
– Melhora da coordenação motora e percepção dos movimentos.<

Portanto, a equoterapia apresenta benefícios físicos, emocionais e sociais, que são importantes à conquista da autonomia, mas também melhora da socialização e inserção em grupos.

Como se preparar para a equoterapia?

vestuario country

O trato com o cavalo é seguro em decorrência de o animal ser treinado e apto à realização da terapia, além disso, o treinador e terapeuta ficam presentes todo o período da sessão.

Apesar desses aspectos, uma forma de se preparar para sessões de equoterapia é vestir-se apropriadamente por conta do ambiente e do contato com o animal.

Por exemplo, o movimento do cavalo exige uma calça jeans apropriada para montaria, da mesma forma que a botina é mais adequada a esse tipo de atividade, pois as sessões são realizadas em ambiente rural.

Como a atividade ocorre ao ar livre, a opção por um moletom country garante proteção contra o sol e o vento. Portanto, o Vestuário Country pode contribuir para maior conforto e praticidade durante as sessões de equoterapia.