Vaquejada: saiba tudo sobre a tradição

Postado em 28/02/2021
vaquejada

Vaquejada: saiba tudo sobre a tradição

A vaquejada consiste em um patrimônio cultural imaterial e manifestação da cultura nacional que surgiu no Nordeste brasileiro e, atualmente, é uma prática difundida em diferentes regiões.

Existem diversos debates atuais em torno dos eventos de vaquejada, principalmente entre cowboys que defendem a tradição da prática e as entidades que focam no bem-estar animal. Essas questões provocaram mudanças na legislação sobre o tema. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:

A partir disso você poderá saber tudo sobre a tradição da vaquejada, incluindo como ela ocorre e quais as novas regras!

O que é vaquejada?

o que é vaquejada

A vaquejada é considerada um esporte e uma manifestação cultural nacional e consiste em uma prática na qual o boi é puxado pelo rabo por um vaqueiro e corre entre dois peões montados em cavalos em uma pista de areia até ser derrubado em uma área marcada de 10 metros.

Como surgiu a tradição?

A vaquejada surgiu no Nordeste, no século 19. Nesse período as propriedades não eram demarcadas por cerca e os animais ficavam soltos.

Com isso, os bois eram marcados a ferro e, em seguida, soltos na mata. No período de abatê-los, o que ocorria depois de meses da soltura dos animais, peões eram contratados para reunir todos novamente.

Dessa forma, os peões ingressavam na mata fechada à procura dos animais, e era comum a necessidade de laçá-los para levá-los de volta à propriedade.

Essa prática foi se difundido como um esporte, uma vez que vaqueiros tornavam a busca pelos animais uma atração pública.

Quais são as regras?

regras da vaquejada

Na vaquejada enquanto prática esportiva, sendo um formato com regras e até premiação, os vaqueiros têm direito a correr três bois. O rabo do boi é puxado na saída dos currais para que o animal dispare.

Cada vaqueiro montado em cavalos fica de um lado do boi e devem conseguir laçá-lo e derrubá-lo na faixa de 10 metros, na qual fica a comissão julgadora. Caso o boi não seja derrubado no local demarcado, os vaqueiros não ganham pontos.

Com as reformulações legais da vaquejada tornou-se obrigatório, por exemplo, a presença de médicos veterinários, equipamentos e medicamentos adequados aos animais.

Além disso, é obrigatória a presença de um juiz de bem-estar animal que avalia os cuidados adequados com o boi, sendo proibido o uso de chicotes ou outros objetos que possam machucar o animal. Após o evento, os animais são abatidos.

De acordo com a Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) as vaquejadas movimentam cerca de R$ 600 milhões por ano e geram aproximadamente 700 mil empregos no país.

Qual é a diferença entre vaquejada e rodeio?

diferença entre vaquejada e rodeio

Tanto as vaquejadas como os rodeios fazem parte da cultura country nacional. Mas no rodeio, o cowboy deve permanecer por mais tempo em cima do animal, sendo a montaria o principal atrativo.

Na vaquejada, o objetivo é que os vaqueiros derrubem o boi no local demarcado. Portanto, são atividades diferentes.

Em ambos os eventos, no entanto, a vestimenta country é semelhante e recomenda-se o uso da Botas texanas, tanto por uma questão de estilo como também para proteção do peão durante a montaria ou vaquejada.