Ícone do site Dicas e Novidades do Mundo Country – 7M Bota Texana

7 fatos sobre o Cavalo Frísio

cavalo frísio

7 fatos sobre o Cavalo Frísio

De fato, qualquer pessoa apaixonada por cavalos, conhece e admira o Frísio, essa belíssima raça, caracteriza por pelagem negra brilhante, mede entre 1,65 m e 1,75 m de cernelha.
Sobretudo, os cavalos frísios são fortes e têm temperamento dócil e alegre.
Durante a Idade Média, esses animais eram muito requisitados por serem um dos únicos capazes de carregar um soldado com o peso da sua armadura.
Originária da província de Frísia, localizada no litoral norte da Holanda, a raça foi muito utilizada nos conflitos bélicos da Segunda Guerra Mundial e quase foi extinta. Siga com a gente e descubra os 7 fatos sobre o Cavalo Frísio no Blog da 7M Boots.

1. Origem

Embora não haja um registro oficial do surgimento dessa raça, tudo indica que essa raça existe, pelo menos, desde 500 a.C. – época em que o povo Frísio trouxe seus cavalos para região do mar do norte que, inclusive, era conhecido como mar de Frísio por volta do ano 800.

2. Cavalo Frísio: Uma raça histórica

Além de toda a beleza, os Frísios também são marcados por sua história. Isso porque, diversos historiadores romanos mencionam a cavalaria frísia por volta do ano 150. Além disso, ainda no século 4, Anthony Dent – famoso escritor inglês, cita algumas tropas frísias montadas sobre os garanhões da raça.

3. Carga

De fato, devido à sua força, os cavalos frísios foram muito utilizados para o carregamento de cargas embaixo da sela no decorrer do século 17. Devido ao seu trote inconfundível, os animais eram usados para realizar trabalhos leves – o que limitou a sua utilização na agricultura e colaborou para uma drástica redução do número de Frísios no século 20.

4. Redução dos Frísios

Por conta do declínio da Europa Feudal, ainda no século 19, os frísios voltaram a se restringir aos seus territórios de origem, onde participavam de competições de corrida atrelados a carruagens. Logo, essas competições foram se popularizando e se tornaram eventos tradicionais em toda a província.

5. A beira da extinção

Durante a Segunda Guerra Mundial, a raça foi utilizada para puxar canhões e, com isso, chegou bem perto da extinção. Com poucas éguas e apenas cinco garanhões, os Frísios levaram tempo para se restabelecer com a reprodução sistemática.
Inclusive, a raça só não foi realmente extinta por conta da paixão de um grupo pelos Frísios.
Hoje em dia, a taxa de nascimentos é crescente. Inclusive, entre todas as raças holandesas, essa foi a única capaz de se manter até os dias atuais.

6. Dois tipos de Cavalo Frísio

Atualmente, existem dois tipos de Frísio, os barrocos e os modernos.
Enquanto os barrocos apresentam uma estrutura mais robusta, os modernos têm perfil mais leve e esportivo, com estrutura óssea mais fina.

7. Estátua

Por fim, em 1981 o artista Auke Hettema homenageou o cavalo Frísio com uma estátua que, até os dias de hoje, está exposta em Nieuwestad, na Holanda.

Enfim, curtiu saber um pouquinho mais sobre o cavalo Frísio? Conte para nós nos comentários e continue de olho aqui no Blog da 7M Boots. Em breve, teremos muitas novidades para você.

Um grande abraço!

Sair da versão mobile