Porco doméstico: quais os cuidados necessários para tomar?

Postado em 18/03/2021

Porco doméstico: quais os cuidados necessários para tomar?

O porco doméstico é um animal de estimação cada vez mais comum devido à docilidade, inteligência e fofura desse pet.

O porco doméstico é quase idêntico ao porco comum, mas não tem nenhuma relação com chiqueiros, lama ou mau cheiro, pelo contrário, eles devem tomar banho com frequência, ter uma alimentação balanceada, entre outros cuidados.

Pensando no crescimento da procura por esse pet e as dúvidas ainda existentes sobre os cuidados necessários, esse conteúdo vai abordar:

A partir disso, você poderá identificar se o porco doméstico é o pet que mais combina com seu estilo de vida e personalidade e quais os cuidados que precisará ter caso adote um porquinho.

Quais as principais características do porco doméstico?

características de um porco doméstico

O porco doméstico que é adotado como pet é diferente do porco comum da criação agropecuária inclusive nas características físicas.

Esse animal também é chamado de mini porco, pois sua altura fica entre 30 e 50 centímetros, mesmo quando adulto, e pesa aproximadamente, entre 35 e 50kg.

Um porco comum da agropecuária tem, em média, de 80 cm a 1 metro de altura e pesa de 350 a 500 quilos, portanto, trata-se de um animal muito mais robusto e de grande porte.

As principais diferenças entre esses animais referem-se à estrutura física, mas no quesito comportamental eles têm semelhanças.

Comportamento

Os porcos de estimação são animais muito inteligentes ficando em quarto lugar no ranking de todos os seres atrás apenas de golfinhos, macacos e humanos. Portanto, eles são mais espertos que outros pets, como gatos e cães.

Devido à inteligência, o porco tem algumas características comportamentais muito positivas, como:

– Facilmente adestrado, seguindo as regras que são ensinadas quando eles são filhotes;
– Muito apego à família, estabelecendo uma relação de confiança;

– Gostam do convívio, querendo passar horas na companhia dos tutores;
– Gostam de banho e são bons nadadores;
– São dóceis e se adaptam bem a outras espécies, podendo conviver harmoniosamente com cães, gatos e pássaros.

 

Outra característica do porco doméstico é que eles não soltam pêlos, sendo um fator positivo para pessoas alérgicas.

Esses animais também têm uma elevada expectativa de vida, vivendo entre 15 e 25 anos, de forma que ficarão na família por bastante tempo, o que deve ser considerado no momento da compra ou adoção. 

Portanto, os porcos de estimação são sociáveis, facilitando a convivência com os donos, mas também com outras pessoas.

Quanto custa um porco doméstico?

Quanto custa um porco doméstico

O custo do porco doméstico pode variar enormemente. Os principais criadouros no Brasil estão localizados em Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

É fundamental adquirir o porco de um criador responsável, o que garante que não houve maus tratos ao animal e também que ele realmente tenha as características físicas esperadas.

Considerando esses fatores, o valor médio do mercado é de R$1.500,00 mais o valor do frete, que pode ficar em torno de R$350,00 caso o animal tenha que ser entregue por transporte aéreo.

Como cuidar de um porco de estimação?

Como cuidar de um porco de estimação

Existem vários cuidados com o porco doméstico, uma vez que esse animal exige atenção como qualquer pet. Alguns elementos principais referem-se a:

– Alimentação: a dieta do porco deve incluir milho, legumes, folhas e frutas, mas também pode ser feita com rações específicas indicadas pelo criador. O pet deve ser alimentado três vezes ao dia para ter uma rotina que evite estresse;
– Higiene: os porcos adoram banhos, sendo que a rotina pode ser semanal. Como tem a pele seca, é importante hidratá-la nos dias frios e usar um xampu com pH neutro para evitar alergias;
– Exercícios: dependendo principalmente da alimentação, o porco pode ganhar peso, o que não é saudável. Para evitar ganho de peso e estresse é importante estimular exercícios com brincadeiras em casa e também levar o pet para passear ao ar livre três vezes por semana, em média;
– Saúde: entre os cuidados com a saúde do porco doméstico inclui-se vacinação, vermifugação e acompanhamento veterinário regular. Além disso, é importante que o pet tenha as unhas lixadas, pois não fazem o desgaste natural no ambiente doméstico.

Com esses cuidados rotineiros é possível manter o porco doméstico mais saudável e com qualidade de vida para que ele possa alegrar a família por muitos anos.

Existem encontros e feiras específicas nos quais os porcos podem socializar e seus tutores trocar experiências. Como parte da cultura country tradicional da criação dos porcos, você pode ficar a caráter, com uso da roupa de cowboy e botinas country