Montaria em cavalos: 5 dicas para ter uma boa experiência

Postado em 20/04/2021
montaria em cavalos

Montaria em cavalos: 5 dicas para ter uma boa experiência

 

Sobretudo, se você é um iniciante na prática da montaria e ainda está se perguntando como montar e ficar em cima do cavalo, siga com a gente e confira, no Blog da 7M Boots, algumas dicas valiosas que preparamos para tornar a sua experiência mais prazerosa, e, principalmente, mais segura. Afinal, esse momento deve ser de descanso e relaxamento, não de tensão.

1. Crie uma conexão com o animal

De fato, a montaria já se inicia de forma errada quando o cavaleiro sobe no equino com o simples objetivo de passear. Isso porque, assim como o homem, o cavalo é um animal com vontade própria. Por isso, antes de mais nada, é importante estabelecer uma relação de confiança com o animal, para que ele possa conduzir a vontade dele para atender à sua.
Mas não se preocupe, essa tarefa não é nem um pouco complicada, basta apenas aprender a estabelecer contato e gerar confiança no animal. Uma boa forma de aprender isso é fazer algumas aulas de equitação, para ganhar mais prática e experiência. Com o passar do tempo, você terá segurança suficiente.

Montaria em cavalos: 5 dicas para ter uma boa experiência

2. Tenha os equipamentos adequados

Sem dúvidas, para montar cavalos, é crucial ter os equipamentos adequados, tanto para o animal quanto para você. Para isso, será necessário uma sela, manta, bridão, estribo, cernelha, bocal, bocal, forro, cabresto, forro, limpador de cascos além de, é claro, uma polaina e uma bota própria para montaria. É de suma importância que o cavaleiro ou amazona utilize roupas e equipamentos de segurança para garantir uma experiência segura e tranquila. Durante as aulas de equitação, você será orientado sobre as funcionalidades de cada um desses itens.

3. Crie um roteiro

No início das suas montarias, é essencial focar em um roteiro para assegurar que a subida no animal ocorra de forma correta e que o animal se mantenha tranquilo do início ao fim do passeio.
Conforme você adquirir certa experiência, irá perceber que essa sequência de ações será natural.
Entretanto, de início, é fundamental observar se o arreio do cavalo está bom e, em seguida, colocar o cabresto e verificar se ele está disposto de maneira correta. Logo depois, é hora de conduzir o cavalo ao estábulo para prender as rédeas no anel de metal do cabresto. Dessa forma, a cabeçada deverá ser colocada, as correias deverão ser presas e a sala deverá ser instalada.
Agora sim, chega o momento de levar o cavalo para o local onde pretende montá-lo. Com a mesma mão, pegue as rédeas, crina, cernelha ou cabo de sela.
Utilizando outra mão, pegue a parte de trás da sela e encaixe o seu pé no estribo. Depois, passe a sua outra perna sobre o cavalo e posicione o seu outro pé no outro estribo. Não deixe de conferir se ela está bem presa.

4. Jamais se aproxime por trás do cavalo

Sobretudo, se você ainda está se adaptando ao universo dos cavalos, é preciso compreender o perigo de se aproximar de um cavalo pelas “costas” dele, afinal, essa atitude desperta desconfiança e medo no animal. O resultado pode ser uma reação violenta. Por isso, tome muito cuidado para não irritar o animal.

Montaria em cavalos: 5 dicas para ter uma boa experiência

5. Escolha um bom local

Por fim, se você é iniciante na montaria, escolha montar o seu cavalo em locais abertos e sem obstáculos para garantir uma cavalgada mais tranquila. Nesse momento, contar com a orientação de um professor de equitação é fundamental para evitar erros pequenos que podem causar uma perigosa queda.

Enfim, brutaida, curtiram as nossas 5 dicas sobre montaria em cavalos? Conte para nós nos comentários e continue dê olho no Blog da 7M Boots. Em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço.