Horta em casa: Passo a passo para começar

Postado em 01/05/2021

Horta em casa: Passo a passo para começar

Muitas pessoas têm recorrido à horta em casa como uma opção terapêutica e também para ter alimentos e temperos frescos para cozinhar.

Esse crescente interesse é, geralmente, acompanhado de uma série de dúvidas sobre horta em casa, principalmente quanto aos primeiros passos. Pensando nisso, esse conteúdo vai abordar:

 

Com essas dicas e informações você poderá começar a cultivar sua horta em casa com menos erros, garantindo alimentos frescos e saudáveis para a família.

Quais as vantagens de ter uma horta em casa?

Vantagens de ter uma horta em casa

Inicialmente, é comum a dúvida de o porquê começar uma horta em casa, afinal, dá algum trabalho e também demanda um investimento, ainda que baixo. No entanto, esses são apenas detalhes perto dos benefícios de um jardim ou horta em casa, que incluem:

– O contato com a natureza, ainda que seja apenas uma horta, é benéfico para a saúde, energia e disposição, de forma que o trabalho de cuidar da horta pode ser visto como um período de auto dedicação e relaxamento;

– As plantas e hortaliças contribuem para um ambiente mais agradável, valorizando a decoração e tornando o local mais aconchegante e prazeroso;

– As hortaliças e legumes que podem ser cultivados em horta podem compor a mesa sendo usados para temperar as refeições ou fazer pratos com benefício de ser fresco e livre de agrotóxicos.

Portanto, cozinhar com alimentos colhidos na própria horta promove satisfação pessoal, melhora da autoestima, além de ser uma forma de se interessar mais pelas refeições, o que influencia diretamente a saúde.

Qual lugar escolher para plantar?

Qual lugar escolher para plantar

Uma dúvida muito frequente de quem quer começar uma horta em casa é a escolha sobre onde plantar. Pessoas que moram em locais menores, como apartamentos, argumentam sobre a falta de espaço.

No entanto, independentemente de ter um quintal amplo para plantar ou morar em um pequeno espaço que demanda um pouco de adaptação, é possível cultivar uma horta.

Um dos requisitos mais importantes de serem avaliados não é nem o espaço disponível, mas a incidência de sol. Um local com sol abundante permite diversos cultivos, enquanto se o local recebe luz solar direta apenas por algumas horas é importante escolher hortaliças e temperos que preferem a sombra.

Nos dois cenários é possível cultivar a horta, o que pode mudar é a o lugar para plantar e também as sementes e mudas escolhidas, visto que é preciso que a espécie se adapte às características do local.

Considerando isso, estão disponíveis diversas opções para plantio da horta em casa, como:

– Direto na terra: esse caso é recomendado para quem tem um amplo quintal, mas é importante também verificar a incidência de sol no local desejado.
– Vasos: podem ser usados por pessoas que moram em casa ou apartamento, pois estão disponíveis em diferentes tamanhos, materiais, formatos e cores.
– Embalagens recicladas: para aqueles que querem gastar pouco ou gostam da reciclagem existem diversas embalagens que podem substituir os vasos como garrafas pet, latas de alumínio, caixas de leite, potes de vidro etc.;
– Floreiras: são recomendadas principalmente para quem tem pouco espaço disponível ou que quer otimizar o uso do local;
– Caixas de madeira: muito usados atualmente como uma opção sustentável , barata e prática, pois os caixotes de madeira e paletes podem reunir diversas plantas e ocupam pouco espaço;
– Horta vertical: nesse modelo a horta pode ser montada em paredes, sendo ideal para moradores de apartamento, pois são compactas e muito estilosas. Podem-se usar vasos, embalagens recicladas ou estruturas de madeira para o plantio.

A escolha de qual a melhor opção de local para montar a horta em casa vai depender muito do espaço disponível, da quantidade de plantas que se deseja cultivar, de preferências estéticas, do orçamento disponível, entre outros fatores.

Como manter a horta viva?

Como manter a horta viva

Após escolher onde montar sua horta em casa é preciso conhecer o passo a passo de como manter a horta viva, com cuidados diários com as plantinhas.

Escolha as sementes ou mudas

A seguir apresentamos algumas dicas de plantas para uma pequena horta em casa, mas o fato é que sempre é preciso atentar-se às características do ambiente na hora de escolher quais sementes serão semeadas.

Uma planta que precisa de luz solar direta durante o dia não vai vingar em um local no qual a luz do sol só chega à tarde independentemente dos cuidados que receber.

Respeitar as características e demandas de cada planta é fundamental para uma horta viva, com muitos verdes e que vai dar menos trabalho, pois o ambiente já é propício à espécie.

Mãos na terra

Após selecionar o local e as sementes ou mudas de acordo com as características do ambiente é o momento de efetivamente plantar.

No caso de sementes menores basta afundar o dedo para um buraco raso e colocá-las lá. No caso de sementes grandes, o buraco deve ter 0,5 centímetros.

Para plantar opções de legumes, como pimentão, abóbora é preferível semear umas três sementes. No caso de opções de maço, como coentro, cebolinha e salsinha, enterre cerca de oito sementes. Após enterrar, borrife com água.

Caso esteja com mais presa para ter a horta verdinha também é possível começar com mudas, o que poupa alguns meses de espera. 

Adube regularmente

Para que possam ser colhidas e tenham um crescimento adequado, as hortaliças precisam ser adubadas cerca de uma vez por mês.

Algumas opções incluem húmus de minhoca (nitrogênio), farinha de osso (fósforo e cálcio) e cinzas de carvão ou lenha (potássio). Verifique ainda se as plantas escolhidas têm demandas específicas quanto à adubação.

Regue regularmente

A rega é outro elemento essencial para manter a horta viva. Hortaliças murchas indicam pouca água, já quando surgem as folhas amareladas é um indício de que a rega está demais e precisam ser menos constantes.

Cada planta tem uma necessidade específica de rega, algumas podem ser regadas semanalmente, enquanto outras precisam de água diariamente, portanto, avalie esse aspecto ao escolher as plantas da sua horta.

O que plantar em uma pequena horta?

O que plantar em uma pequena horta

Em uma horta pequena em casa algumas opções são mais fáceis e práticas. Conheça algumas das hortaliças e temperos preferidos:

– Manjericão: planta versátil na cozinha e que se adapta bem em locais de muita incidência de sol e quentes. As regas devem variar entre frequentes e moderadas e as flores precisam ser podadas, pois roubam a energia da planta;
– Alecrim: planta resistente e que dá bem em locais quentes e terrenos arenosos, portanto, não precisa de água frequentemente. Na cozinha harmoniza bem com carnes e batatas;
– Hortelã: pode ser cultivada em locais com menos sol, mas sua raiz se espalha rapidamente, sendo indicada mantê-la isolada de outras para não se disseminar;
– Orégano: pode ser mantido em locais de clima ameno, mas com incidência de sol. As regas devem ser moderadas e constantes e na cozinha pode ser usado em molhos e assados.

Caso você tenha um quintal mais vasto pode plantar outras opções de hortaliças, temperos e mesmo legumes e frutas, como o morango. 

No caso de horta no quintal, uma dica é usar a bota texana para trabalhar no terreno, uma vez que ela é mais apropriada para atividades ao ar livre por proteger os pés e manter o equilíbrio para desempenho de tarefas mais longas.