Laço comprido: saiba tudo sobre a modalidade no blog da 7M Boots

Postado em 04/05/2021
Laço Comprido

Laço comprido: saiba tudo sobre a modalidade no blog da 7M Boots

Sem dúvidas, os maiores pré-requisitos para a realização da prova do laço comprido são habilidade com equinos, equilíbrio, raciocínio rápido e inteligência. Também conhecida como Tiro de Laço na região do Rio Grande do Sul, a prova, onde o participante, montado no cavalo precisa laçar o boi, que fica solto à sua frente, já se tornou uma verdadeira tradição nos rodeios (aô, saudade!) e, cada vez, se torna mais popular no Brasil.
Siga com a gente e saiba tudo sobre a modalidade no post do blog da 7M Boots.

Laço Comprido: História

De acordo com registros de estudiosos especializados em rodeio, a primeira prova de Laço comprido foi realizada em Esmeralda – RS, ainda nos anos 50. Além disso, a modalidade foi originada da lida diária do homem do campo com os animais da fazenda. Até o período pré-pandemia, a prova era muito praticada nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Como funciona

Sobretudo, para realizar a prova do Laço Comprido, o participante precisa segurar o cavalo no brete até o momento da saída do boi para a pista. Entretanto, a partir do período de espera, o peão já passa a ser observado pelo júri. Caso o cavalo saia antes do bovino, o participante é penalizado.
Além disso, o laço deve ser feito de couro e ter de 18 a 20 metros, de acordo com a categoria, idade e sexo do esportista. Além disso, o objeto deve contar com duas pontas, em uma delas, deve conter uma argola e, em outra, uma presilha. O participante também deve ser arremessado antes que o cavalo atinja os 100 metros na pista. Depois disso, o laçador tem, em média, 30 metros para realizar a laçada, que precisa ser feita nos dois chifres do boi para que o animal não se solte. O momento em que o laço chega ao boi é chamado de armada.

Logo que o animal é laçado, é necessário dar uma volta com ele e, então, retornar para o brete. Nesse intervalo, é fundamental que haja uma sintonia entre o peão e o cavalo, para que a prova seja concluída com sucesso.
Sempre que a prova ocorre sem problemas ou incidentes, ela é considerada positiva e a bandeirinha levanta uma bandeira branca.
Contudo, quando laçador erra o arremesso ou o boi tira o laço da cabeça antes da saída da pista, a prova é confirmada como negativa. Então, uma bandeira vermelha é erguida.
Todas as competições oficiais apresentam a fase de classificação e eliminação. Quem tiver melhor aproveitamento na fase eliminatória é o campeão.

Distância: o maior desafio

De fato, é necessário que o peão seja muito inteligente no momento de calcular o momento do arremesso do laço. Além disso, quando o boi estiver correndo, o competidor deve verificar qual é o ponto ideal para laçá-lo e ir com o cavalo até o local. Tudo isso, dentro de segundos.

Penalidades

Caso o cavalo saia antes do boi na largada, dois pontos são descontados. Em contrapartida, se for constatado que o comportamento partiu exclusivamente do cavalo, até cinco pontos podem ser descontados. Ademais, se o cavalo não conseguir acompanhar, ou atropelar o bovino, o competidor perde um ponto.

Habilidades

Sobretudo, para que o competidor tenha uma boa sintonia com o cavalo, é fundamental realizar treinos de montaria. Nesses casos, o laço com bezerros pode ajudar, especialmente os iniciantes. Geralmente, o período de um ano é o bastante para que o cavalo se adeque aos movimentos da prova.

Proteção animal

Por fim, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prova de Laço Comprido não tortura ou machuca nenhum animal. Afinal, o objetivo da modalidade não é imobilizá-los. Dessa forma, todos os bois e cavalos que participam da atividade são muito bem tratados, até porque, precisam estar saudáveis para garantirem bom desempenho na competição.

Enfim, pessoal, curtiram saber um pouco mais sobre a prova de Laço Comprido? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço!