20 gírias do mundo sertanejo que provavelmente você não conhece

Postado em 24/06/2021
20 gírias do mundo sertanejo que provavelmente você não conhece

Pois é, meu povo, o nosso mundo country é muito característico e cheio de significados. De fato, quem já morou na roça ou vive no campo, sabe que por lá as conversas e palavreados são especialmente diferentes dos praticados na cidade.
Por isso, se você é um cowboy ou cowgirl de respeito, com certeza, precisa descobrir o real sentido das palavras mais usadas pelos brutos raízes.
Siga com a gente e confira, no blog da 7M Boots um mini glossário com as 20 gírias do mundo sertanejo que provavelmente você não conhece.

Abeia

Com certeza, ocê conhece um abeia. Esse é aquele cara que não tem experiência nenhuma no mundo country, não entende nada de rodeio, mas quer se vestir e agir como um peão convicto.

Agroboy

De fato, essa gíria vem sendo muito explorada nos últimos tempos. O agroboy é aquela cara boa pinta, sabe? Que vive no campo mas só anda de carrão e roupa grifada. É tipo um playboy, só que do mundo country.

Aguado

Já viu aquele animal que tem cara de forte mas no rodeio decepciona? Esse é o aguado.

Apurrinhado

Por outro lado, “Apurrinhado” é aquele animal que, no rodeio, não deixa a desejar, pular muito e faz da sua performance um espetáculo à parte.

Ajeitado

Em contrapartida, o ajeitado pode ser uma pessoa ou objeto bonito, bem feito… tipo as botas texanas da 7M Boots, sabe? Tudo ajeitada…

20 gírias do mundo sertanejo que provavelmente você não conhece

Bitelo

Quase um “ajeitado”, o bitelo é aquela pessoa boa pinta, que tá sempre na estica.

Cancha

Com certeza, ocê já se deparou com um cabra que conta vantagem de tudo e é sempre o melhor naquilo que faz (segundo ele mesmo). Esse é o famoso Cancha.

Cavalo Veiaco

Sabe aquele animal é que difícil de montar e é sempre visto como um desafio para os peões e pessoas? Aquele que demanda perspicácia, desconfiança e muita esperteza? Ele é conhecido, no universo country, como “Cavalo Veiaco”.

Raio

Sobretudo, o raio é aquela pessoa que num perde tempo, seja pro trabalho ou pra paquera, o cabra é rápido como um raio.

Cercar o porco

Essa é pra quando ocê quer laçar uma bruta ou bruta. Aquele momento de paquera e flerte, no universo country é também conhecido como “Cercar o Porco”

Coice de Mula

De fato, quando “cercar o porco” não dá certo, ocê leva é um coice de mula, que também pode ser chamado de “fora”.

Chaiane

Com certeza, ocê já viu uma cowgirl tão linda de tirar o fôlego. Pra nóis, essa brutas lindas demais da conta são conhecidas como “Chaiane”

20 gírias do mundo sertanejo que provavelmente você não conhece

Cortar capim

É tomar o rumo de casa, ir embora, se mandar.

Cumpa

Sem dúvidas, todo mundo tem aquele amigo ponta firme que é um companheiro para todas as horas. Aqui na roça. Nóis chama esse cabra de “Cumpa”.

Dar febre

Embora essa expressão nos remeta a um mal estar, na verdade “Dar febre” é dar trabalho.. sabe aquele cumpadi que bebe e fica chei de graça? Então, é esse mesmo!

Escorpião no bolso

O clássico pão duro, que não abre a mão nem na hora de falar tchau.

Fantasma

O fantasma é aquele peão que tem medo de tudo, que já fica perdidim quando olha na cara de um animal de rodeio.

Fervo

Aô, saudade de um fervo!
De fato, o fervo é aquela festa boa, que num tem hora que acabar e ninguém que ir embora.

20 gírias do mundo sertanejo que provavelmente você não conhece

Guiaiaca

Ao contrário do “ajeitado” a Guiaiaca é aquela pessoa mal vestida, que não está bem arrumada e, provavelmente, não usa 7M Boots.

Jogar pedra nas pombinhas:

Por fim, esse é o famoso “vela” que nunca arruma um par e fica atrapalhando a paquera dos casais.

Enfim, moçada, curtiram descobrir as gírias para te ajudar a conversar melhor com o povo da roça? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.