Como manter os seus animais protegidos no inverno

Postado em 29/06/2021
Como manter os seus animais protegidos no inverno

Como manter os seus animais protegidos no inverno

Pois é moçada, o inverno, pelo visto, chegou com tudo. É hora de tirar as luvas e toucas do armário e se preparar para os dias gelados que virão. Contudo, não somos só nós, seres humanos, que precisamos de alguns cuidados especiais no frio, os animais, como os gados e os cavalos também podem ser afetados de variadas formas.
Isso porque, não é somente a queda de temperatura que compromete a saúde dos animais, questões como a redução da produção de forragem pelas pastagens e um eventual exagero no aquecimento dos animais pode gerar impacto desastrosos.
Além disso, é importante que os cuidados com os animais no inverno se iniciem antes mesmo das temperaturas caírem. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas essenciais para evitar que os seus queridos companheiros sofram nesse período do ano.

Como manter os seus animais protegidos no inverno

A importância de poupar as pastagens

Geralmente, durante o decorrer do inverno, pode ocorrer a falta de pastagens para alimentação dos gados. Por isso, é importante evitar esse problema e reservar as pastagens para esse período. O ideal é fechar uma área de pastagem no início do outono para que esteja disponível nos meses de inverno.

Suplementação

Outra medida muito eficaz para garantir a manutenção da saúde do gado que é impactado pela redução da forragem no inverno é suplementar a alimentação com cana-de-açúcar.

Espaços para proteção do frio

Em relação à proteção do gado contra os ventos e geadas, o recomendado é contar com um galpão ou espaço fechado.
Por isso, se a sua propriedade não tem uma estrutura para esse tipo de construção, uma boa solução é apostar em árvores com copas volumosas, formando corredores.
Além disso, é importante considerar que, nos dias frios, os gados tendem a se aproximar uns dos outros para gerar calor e os corredores de árvores com muitas folhas são excelentes para isso.

Como manter os seus animais protegidos no inverno

Bezerros e vacas recém-paridas

As recém-mamães, assim como os bezerros, precisam ser mantidos no chamado pasto maternidade, com cobertura e feno. Além disso, em dias de frio intenso, é necessário abrigar as vacas e seus filhotes no piquete, inserindo o capão do mato.

Atenção à pneumonia

Provavelmente, você já sabe o quanto os gados são propensos à contaminação por doenças respiratórias, como a pneumonia, no inverno, por permanecerem em local fechado com muita poeira. Portanto, uma boa forma de reduzir os riscos do desenvolvimento da doença, é umedecer o chão e evitar que a poeira fique no ar.

Cuidados com cavalo

De fato, nos cavalos, os pelos agem como protetores contra o frio. Ademais, quando o inverno se aproxima, a pelagem dos animais começa a ficar mais cheia, grossa e longa, justamente para agir como uma barreira térmica.
Nesse contexto, é fundamental prestar atenção na atividade que esses animais desempenham e na variação de temperatura em que estão expostos.

Enfim, moçada, curtiram descobrir como manter os seus animais protegidos no inverno? Então, conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço.