Estábulo: Confira os cuidados necessários

Postado em 30/06/2021

Estábulo: Confira os cuidados necessários

A criação de animais domesticados, como equinos, suínos, bovinos ou caprinos, demanda atenção a diversos aspectos da vida do animal, como alimentação, saúde, pastagem e também o local de repouso que, em geral, é o estábulo.

A manutenção da qualidade de vida do animal depende diretamente da infraestrutura do estábulo, principalmente no caso de cavalos e gado. Pensando nos desafios dessa área, vamos abordar:

Com isso será possível identificar quando o estábulo é necessário e também quais são as etapas para montagem dessa estrutura.

O que é um estábulo?

O que é um estábulo

O estábulo consiste em uma edificação agrícola coberta que serve de abrigo para diferentes animais domésticos, sendo mais comum para bovinos e equinos. A infraestrutura da construção permite que os animais se abriguem do mal tempo, descansem, recebam alimentação, água e medicação, quando necessário.

Além das baias para permanência dos animais, o estábulo também inclui uma área de depósito usada para armazenamento de mantimentos e instrumentos de trabalho com os animais, como as selas e outros.

Diferença entre curral e estábulo

Diferença entre curral e estábulo

O curral consiste em um espaço ao ar livre cercado e delimitado para que os animais não fujam. Diferentemente do estábulo, o curral não fornece infraestrutura e proteção para o animal em caso de chuva, sol estridente e mal tempo em geral.

O indicado, para uma criação adequada de animais, é que mesmo em fazendas e sítios com estábulos, haja uma área de curral na qual o animal possa se movimentar, fazer exercícios, receber adestramento e ficar ao ar livre.

Quais são os tipos de estábulos?

Quais os tipos de estábulos

Os tipos de estábulo variam de acordo com a infraestrutura geral do local de criação, existem modelos mais rústicos e tradicionais e também construções mais modernas e com automação de processos, como para alimentação dos animais.

No entanto, mais importante que um estábulo de alta tecnologia, é garantir que a construção tenha a infraestrutura básica necessária para o animal, como:

– Baias individuais para que cada animal possa repousar isoladamente;

– Espaço suficiente nas baias para movimentação dos animais com conforto;

– Acesso ao comedouro e bebedouro;

– Proteção contra o tempo externo, como sol excessivo ou chuva;

– Uma área para armazenamento, facilitando o manuseio dos equipamentos.

Os estábulos podem ser construídos com madeira, concreto e outros materiais para construção, sendo que é importante atentar-se à circulação de ar para que o local não seja frio nem abafado, haja proteção do clima e facilidade para limpeza e desinfecção. 

Como criar um estábulo?

Como criar um estábulo

Para criar um estábulo a primeira recomendação é avaliar o tipo de animal, considerando o porte, e também a quantidade de animais que precisam de abrigo.

Um estábulo pode ser pequeno caso precise abrigar dois cavalos, por exemplo. Portanto, a infraestrutura depende das necessidades da criação.

Deve-se ainda atentar ao espaço suficiente nas baias para que os animais se movimentem e deitem. Trata-se de um local no qual o animal sente-se confortável e protegido sendo que, em geral, os cavalos retornam sozinhos à própria baia sem necessidade de guia.

Lembre-se ainda de criar um espaço coberto adicional no qual é possível guardar os mantimentos e equipamentos usados diariamente.

O chão deve ser forrado com forragem e a cama do cavalo, que pode ser desse mesmo material, deve ser trocada com frequência.

Cuidados necessários na manutenção do estábulo

Cuidados necessários na manutenção do estábulo

A manutenção do estábulo é tão importante quanto sua construção, pois vai influenciar a qualidade de vida e saúde dos animais que ocupam esse espaço. Alguns cuidados incluem:

– Higienização e desinfecção regularmente;

– Troca da forragem com frequência;

– Manutenção do teto, evitando goteiras;

– Lavagem regular dos comedouros e bebedouros.

Além desses cuidados com o estábulo, é importante que a equipe que lida com os animais seja qualificada e tenha os equipamentos necessários, como o uso de roupas compridas, bota texana que facilita o deslocamento em terrenos acidentados, chapéu e, quando manusear os animais e seus objetos, luvas.