5 dicas para cuidar dos seus cavalos nos dias quentes

Postado em 21/09/2021
5 dicas para cuidar dos seus cavalos nos dias quentes

5 dicas para cuidar dos seus cavalos nos dias quentes

 

Pois é, meu povo, o calor resolveu judiar da gente nos últimos dias né? E se nós, humanos, já sofremos com as altas temperaturas, imagina só nossos amigos equinos, que têm seus corpos cobertos de pelos.
Durante os dias quentes, é preciso dar atenção especial aos cavalos e averiguar se eles não estão superaquecidos. Além disso, é importante mantê-los sempre hidratados e confortáveis.
Pensando nisso, nossa equipe criou um artigo informativo para te ajudar nessa missão. Siga com a gente e confira abaixo, no post do blog da 7M Boots, 5 dicas para proteger o seu cavalo do calor.

1. Evite o estresse térmico

Em dias de calor extremo e alta umidade, os mecanismos de resfriamento corporal dos equinos podem não funcionar o suficiente para afastar o calor, o que pode causar estresse térmico e prejudicar a saúde dos animais.
Por isso, sempre verifique as condições climáticas e evite movimentar o seu cavalo quando houver risco alto de estresse térmico. Ao invés disso, procure exercitá-lo nos locais com sombra e em horários mais frescos. Você também pode ligar ventiladores e utilizar água fria para banhar o seu companheiro após os exercícios.

2. Preste atenção na hidratação

De fato, um dos principais mecanismos de resfriamento de um cavalo é a evaporação do suor da superfície da pele. Portanto, quanto maior a transpiração, maior as perdas de fluidos e nutrientes importantes, que precisam ser repostos.
Considerando essa questão, é fundamental, oferece água limpa, fresca e em quantidade adequada para ajudar o seu equino a manter a hidratação em dia.
Além disso, é essencial intensificar a rotina de higienização dos cochos de água para mantê-los livres de matéria orgânica. Caso o seu cocho não seja abastecido automaticamente, aumente a frequência de reposição.

5 dicas para cuidar dos seus cavalos nos dias quentes

3. Garanta o consumo adequado de eletrólitos

Durante a transpiração, os equinos perdem eletrólitos – minerais eletricamente carregados que desenvolvem importante papel no equilíbrio da água e são cruciais para as funções nervosa e muscular.
Portanto, o desequilíbrio de eletrolítico pode provocar problemas cardíacos e digestivos, cãibras musculares e excitação. Os principais eletrólitos perdidos no suor do cavalo são sódio, potássio e cloreto.
Em casos de cavalos que desempenham atividades leves ou moderadas, os eletrólitos podem ser conquistados a partir de uma alimentação balanceada, rica em feno, ração e sal mineral.
Contudo, os cavalos que trabalham de maneira intensa, em climas quentes e úmidos, provavelmente, precisarão de suplementação eletrolítica adicional.

4. Alimentação

Sem dúvidas, uma alimentação balanceada é um fator definitivo para a manutenção da saúde e do bem-estar dos cavalos.
Por isso, além de sal mineral e água limpa, é indicado oferecer feno ou capim de boa qualidade e uma ração indicada para a categoria do cavalo.
Evite oferecer os alimentos nos horários mais quentes do dia e escolha produtos com fontes de energia, como os provenientes de lipídios, ou seja, com maior extrato etéreo.

5 dicas para cuidar dos seus cavalos nos dias quentes

5. Observe seu amigo constantemente

Por fim, mas não menos importante, nos dias de calor intenso, redobre a observação em relação ao comportamento do seu cavalo. Se notar o seu animal apático e sem fome, chame imediatamente um médico veterinário.
No mais, aproveite as estações mais quentes para curtir o seu companheiro com responsabilidade e ajude-o a vencer o calor durante o período com todo cuidado e atenção que ele merece.

Enfim, bruto ou bruta, curtiu descobrir as 5 dicas para cuidar dos seus cavalos nos dias quentes? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!