5 dicas para nunca mais errar na hora de pilotar a sua churrasqueira

Postado em 26/10/2021
5 dicas para nunca mais errar na hora de pilotar a sua churrasqueira

5 dicas para nunca mais errar na hora de pilotar a sua churrasqueira

De fato, seja você um churrasqueiro de longa data ou iniciante, provavelmente, sabe o quanto o preço da carne anda salgado nos supermercados e, por isso, não pretende dar nenhum tipo de chance para desperdícios, não é mesmo?
Entretanto, é preciso considerar que, antes de ser um churrasqueiro, é preciso ser um bom condutor. Para isso, uma boa estratégia é visualizar a sua churrasqueira como um carro em uma pista de corrida, capaz de oferecer prêmios deliciosos como, por exemplo, um churrasco de dar água na boca.
Para te ajudar nessa missão, a equipe do blog da 7M Boots preparou 5 dicas para nunca mais errar na hora de pilotar a sua churrasqueira. Siga com a leitura e confira.

5 dicas para nunca mais errar na hora de pilotar a sua churrasqueira

1. Não tenha pressa

Sobretudo, é preciso encarar o churrasco como um momento prazeroso e cuidar de cada processo com calma e paciência. Por isso, não é porque os primeiros convidados do seu churrasco começaram a chegar que você deve pegar o carvão e sair jogando de qualquer jeito em cima da carne.
Mesmo que as pessoas que você convidou estejam com fome, com certeza, elas preferem aguardar alguns minutos para degustar um prato de qualidade do que comer uma carne feita às pressas.
Por isso, sempre mantenha a calma! Tire a grelha e os espetos para o lado, espalhe todo o carvão novo em cima da brasa para gerar a combustão correta e, só depois, leve as carnes.

2. Lembre-se: você é um churrasqueiro, não um bombeiro

Caso enfrente algum “fogo rebelde” saiba que molhar a sua brasa para contê-lo é o pior que você pode fazer. Isso indica um churrasqueiro sem domínio pleno ou experiência. Nesses casos, o mais indicado a se fazer é levantar a grelha ou movimentar as carne para fora do fogo.

3. Todo mundo precisa de espaço, inclusive o ar

Quando perceber que a sua brasa já está no ponto e precisa ser alimentada, nunca empilhe o carvão em sua churrasqueira, afinal, a brasa precisa que o ar circule ao seu redor para que possa permanecer viva por mais tempo.

4. Cada um no seu quadrado

Sem dúvidas, cada carne têm suas características, que refletem diretamente no tempo de grelha. Por isso, não se esqueça de deixar uma área da sua churrasqueira com calor mais intenso para os cortes com espessura menor, que assam mais rapidamente. A lógica também deve ser aplicada àqueles cortes que demoram mais para grelhar, como a costela, por exemplo, que demanda calor mais intenso.

5. Todo tempo é válido

Por fim, mas não menos importante, é preciso lembrar que, após controlar a brasa e inserir os cortes na grelha, cada minuto é decisivo para o resultado positivo ou negativo do seu churrasco. Entretanto, isso não indica que você precise ficar mexendo no fogo o tempo inteiro.
Ao contrário disso, dê tempo para que fogo faça o seu trabalho. Isso porque, em todo bom churrasco, a maior estrela é sempre a carne. Ou seja, ela deve ser o único foco no momento do manuseio.

Enfim, gostou de descobrir as 5 dicas para nunca mais errar na hora de pilotar a sua churrasqueira? Então, conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!