5 erros mais comuns na alimentação dos cavalos

Postado em 16/11/2021
5 erros mais comuns na alimentação dos cavalos

5 erros mais comuns na alimentação dos cavalos

Assim como nós, serem humanos, os cavalos também precisam de uma alimentação saudável para viverem por mais tempo e, principalmente, com mais qualidade de vida.
A boa notícia é que cuidar do seu equino como ele merece não é tarefa difícil, apenas demanda um pouco mais de cuidado.
Para te ajudar nessa missão, a equipe do Blog da 7M Boots listou os 6 erros mais comuns na alimentação dos cavalos. Siga com a gente e confira:

5 erros mais comuns na alimentação dos cavalos

1. Oferecer forragem de má qualidade

Considerando que a base da alimentação equina são as forragens, compostas por pastagens e fenos que oferecem as fontes de fibras, proteínas e energias necessárias, é imprescindível que a forragem oferecida seja de ótima qualidade, fresquinha, sem qualquer indício de mofo, poeira ou umidade.

2. Não se atentar à dieta hipercalórica

De fato, alimentos como grãos e doces são fontes significativas de energia. Mas, na verdade, eles apresentam mais carboidratos solúveis do que os cavalos precisam.
Além disso, a ingestão de muitas calorias pode provocar obesidade e o excesso de grãos pode contribuir para inúmeros problemas de saúde nos equinos, como cólicas e laminite.
Por isso, quando se trata de cavalos, o mais indicado é: quanto menos grãos, melhor.
Contudo, vale lembrar que os equinos que praticam exercícios físicos intensos e diários precisam de um nível maior de forragem, portanto, a quantidade ideal depende diretamente do estilo de vida e das atividades físicas realizadas pelo seu animal.

5 erros mais comuns na alimentação dos cavalos

3. Não pesar os alimentos

Sem dúvidas, é preciso tomar MUITO cuidado com os pesos universais, principalmente nas rações, afinal, neste tipo de alimento o que realmente importa é o peso, e não o volume.
Além disso, cada equino tem pesos e necessidades distintas. Por esse motivo, é essencial que todos os alimentos ofertados estejam de acordo com as recomendações do médico veterinário.
Ademais, é fundamental pesar cada porção que o animal irá ingerir e estabelecer as diferentes medidas nos baldes ou potes utilizados!
Assim, cada ração pode ter seu balde medida, com diferentes marcas para cada animal, assim como os grãos e suplementos.

4. Pouca oferta de sal

Independentemente do peso ou tamanho do seu cavalo, o fato é que, para ele, sódio e cloreto – componentes do sal de cozinha, são eletrólitos cruciais para o desenvolvimento correto de suas funções corporais.
Ambos são perdidos no suor, por isso, devem ser frequentemente suplementados na dieta.
Provavelmente, você já sabe que os equinos têm, naturalmente, um apetite aguçado pelo sal e constantemente buscam pelo elemento mesmo que seja em objetos como cordas e arreios que, com o contato com o suor, ficam salgados e podem ser confundidos como um delicioso aperitivo.
Jamais deixe seu cavalo sem consumir sal, e para prevenir uma possível ausência do nutriente, coloque um bloquinho de sal no pasto sempre que possível.

5 erros mais comuns na alimentação dos cavalos

5. Pouca oferta de água

Por fim, mas não menos importante, todos os seres vivos precisam de água e com os cavalos não é diferente.
Inclusive, a ausência do líquido pode provocar sérios problemas ao trato gastrointestinal.
Assegurar ao seu equino o livre acesso a um suprimento de água fresca e limpa é melhor maneira de reduzir os riscos de cólicas por impactação, principalmente naqueles mantidos alimentando-se principalmente de forragem seca.

Enfim, gostou de descobrir os 5 erros mais comuns na alimentação dos cavalos? Se esse artigo foi interessante para você, deixe seu feedback nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!