5 Coisas que você precisa saber sobre os cavalos albinos

Postado em 28/04/2022
5 Coisas que você precisa saber sobre os cavalos albinos

5 Coisas que você precisa saber sobre os cavalos albinos

 

Não são só os humanos que apresentam albinismo, os nossos companheiros cavalos também podem apresentar este distúrbio genético.
Além de belíssimos, os cavalos albinos são marcados por olhos claros como azul ou rosado e pela falta de pigmentação dos pelos.
Assim como as pessoas, os animais também demandam cuidados especiais, principalmente em relação ao contato com o sol.

Siga com a leitura e confira as 5 coisas que você precisa saber sobre os cavalos albinos no blog da 7M Boots.

1. Nos cavalos, o albinismo é causado pela ausência do gene que metaboliza a tirosina

As pelagens dos cavalos são resultantes de diversas combinações genéticas. Nesse sentido, o albinismo ocorre por conta de uma falha genética que se dá a partir do gene responsável pela metabolização da tirosina – um aminoácido que auxilia na produção de melanina nas camadas de pelos.
Dessa forma, os equinos albinos são caracterizados por pelagem muito branca ou leitosa.

2. Um cavalo com pelo branco é diferente de um cavalo albino

Existem vários cavalos de pelos brancos que não são albinos. Afinal, no caso dos albinos, a cor do pelo se dá pela não produção de cor, causada por uma falha genética supramencionada.
Ao contrário dos albinos, os cavalos de pelo branco produzem cor, no caso, a branca.
Geralmente, o albinismo é identificado a partir de testes genéticos.
Entretanto, é importante destacar que algumas características visuais também permitem fazer essa identificação.
Isso porque, além da falta de coloração no pelo, os cavalos albinos apresentam olhos muito claros e têm os focinhos mais “apagados”.

5 Coisas que você precisa saber sobre os cavalos albinos

3. Cavalos albinos demandam cuidados

Por estarem mais propensos a sofrer com queimaduras solares, os cavalos albinos demandam uma série de cuidados especiais, visto que, o fato de não terem pigmentação na pele deixa esses animais bem mais expostos aos riscos.
Por isso, se você tem um equino com essa característica, precisa redobrar atenção para prevenir e tratar dermatites e até mesmo, alguns tipos de câncer.
Para isso, o ideal é investir em protetores solares específicos para animais e evitar expor o seu companheiro ao sol nos horários mais críticos do dia.

4. Cavalos albinos têm mais sensibilidade nos olhos

A ausência de melanina no organismo dos animais albinos faz com que os seus olhos também sejam muito sensíveis, principalmente à claridade. Por isso, reforçamos que um cavalo com albinismo deve ser devidamente protegido contra a claridade, não só a promovida pelo sol, mas também a derivada das luzes artificiais.
Isso porque, até mesmo ambientes muito claros podem prejudicar as vistas dos animais, causar desconfortos e deixá-los irritados.

5 Coisas que você precisa saber sobre os cavalos albinos

5. É importante testar a audição dos cavalos albinos

Por fim, mas não menos importante, é preciso saber que a melanina, além de dar cor à pele e aos pelos, também atua na cóclea e auxilia a viabilizar a audição do seu companheiro.
Dessa forma, no caso dos animais albinos, é fundamental fazer testes de audição recorrentes para saber se a sua audição está dentro dos conformes ou se essa condição genética está impactando.

Enfim, gostou de descobrir as 5 coisas que você precisa saber sobre os cavalos com albinismo? Se esse artigo foi interessante para você, deixe seu feedback nos comentários.
No mais, continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!