Como garantir a alimentação do gado na seca

Postado em 26/07/2022
Como garantir a alimentação do gado na seca

Como garantir a alimentação do gado na seca

Quem cria ou pretende criar bovinos sabe o quanto a alimentação é importante para extrair o maior potencial possível dos animais.
No Brasil, a maior fonte de alimento dos rebanhos vem dos pastos, que oferecem aos produtores uma ótima oportunidade para aumentar eficiência e produção.
Contudo, o período de seca pode ser um grande obstáculo para a produtividade de uma fazenda, já que a falta de chuva compromete as pastagens e contribui para o adoecimento dos animais, que resulta na perda de gados e, consequentemente, na queda de qualidade da carne.
Mas, a boa notícia é que é possível reduzir o impacto que a estiagem traz ao campo, e, para te ajudar nessa missão, a equipe do blog da 7M Boots listou algumas dicas fundamentais. Siga com a leitura e confira:

Como garantir a alimentação do gado na seca

1. Comece com um bom planejamento

Sem dúvidas, a melhor forma de enfrentar os períodos sem chuva é planejar o regime nutricional do gado.
Durante a ausência de forragem específica para o inverno, os animais tendem a se alimentar dos brotos do pasto, o que prejudica, tanto o desenvolvimento da pastagem, quanto o desempenho dos bovinos.
Por isso, separar uma parte do pasto em épocas chuvosas ou investir no plantio de forrageiras específicas é uma excelente alternativa.
Assim, é possível garantir uma alimentação adequada aos animais, e alcançar a quantidade apropriada de nutrientes para o seu crescimento e bem-estar.
Para isso, algumas opções são cana-de-açúcar, capim-elefante, leguminosas forrageiras etc.

2. Aposte em alimentos concentrados e volumosos

Na hora de garantir a nutrição dos animais, é importante compreender que a matéria seca deve ser composta por matéria orgânica e mineral para tornar a dieta do rebanho rica em carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas, micro e macroelementos.
Por outro lado, quando a pastagem não está adequada para o consumo, essas substâncias podem ser consumidas por meio de alimentos concentrados e volumosos como grãos de cereais (arroz, sorgo, milho, trigo), raízes e tubérculos (mandioca, batata), gorduras, oleaginosas (amendoim, soja), óleos vegetais e animais.

3. Invista na suplementação animal

Durante o período de estiagem, as forrageiras apresentam baixo valor nutricional, principalmente nos níveis de proteínas. Por isso, a suplementação se faz necessária na alimentação do gado, para assegurar que o rebanho receba todos os minerais, proteínas, vitaminas e carboidratos na quantidade adequada.
Entre os principais tipos de suplemento estão o mineral, com ureia, com proteína ou energética.
A escolha depende das individualidades do rebanho, do propósito do produtor e das condições gerais de alimentação dos animais.

Como garantir a alimentação do gado na seca

4. Faça uma boa silagem

Por fim, mas não menos importante, a silagem é uma das melhores maneiras de garantir uma nutrição adequada ao rebanho nas épocas secas.
Além disso, também é um dos principais alimentos das vacas em fase de lactação.
Para obter sucesso, é recomendado iniciar a produção da silagem nos períodos em que as forrageiras se desenvolvem bem. Em seguida, elas devem ser colhidas, compactadas e armazenadas em silos.
Preste muita atenção no armazenamento para não perder o material.

Conclusão

Considerando que a alimentação do gado está diretamente relacionada à rentabilidade da fazenda, é fundamental tomar ações para minimizar os prejuízos causados pelo período de estiagem.
Se esse artigo foi interessante para você, deixe o seu feedback nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots. Em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.