Piseiro: saiba mais sobre o ritmo musical que dominou o Brasil!

Postado em 18/08/2022
Piseiro: saiba mais sobre o ritmo musical que dominou o Brasil!

Piseiro: saiba mais sobre o ritmo musical que dominou o Brasil!

Embora tenha se popularizado recentemente, o piseiro, também conhecido como piseirinha, surgiu em 2010, como uma vertente do forró, caracterizada pela substituição da superestrutura de uma banda completa por um teclado eletrônico.

Quer saber mais sobre essa nova moda? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe da 7M Boots preparou para você.

Piseiro: as origens:

O Piseiro nasceu no interior do Nordeste, no ano de 2010. Desde então, vem representando uma grande oportunidade de sucesso e reconhecimento para inúmeros artistas como Zé Vaqueiro e João Gomes.

Geralmente, as músicas são tocadas em paredões, festas de tecnobrega e bailes funk. Afinal, esse tipo de ritmo nasceu em cidades pequenas, sem condições para realizar eventos grandiosos.
Na maior parte das vezes, os cantores criavam as músicas apenas com o tecladinho simples, que acompanham suas vozes.
A primeira música registrada oficialmente como pisadinha foi “Fazer beber de novo” de Nelson Nascimento, canção que, dois anos após o lançamento, ganhou uma versão com a voz do sertanejo Gusttavo Lima.

Piseiro: saiba mais sobre o ritmo musical que dominou o Brasil!

A popularização do piseiro

Por mais que a versão de Gusttavo Lima tenha gerado certo reconhecimento ao piseiro, o ritmo ainda se manteve restrito à região Nordeste por um bom tempo.
Contudo, após uma década, o gênero evoluiu e ganhou novas características, sendo especialmente influenciado pelo brega funk e pelo funk.
Conforme o ritmo foi crescendo entre o público nordestino, passou a chamar a atenção de grandes nomes da indústria musical, como, por exemplo, Wesley Safadão, que influenciou positivamente na popularização da moda.

Dançando no ritmo do piseiro

Inicialmente, as pessoas dançavam o piseiro em dupla, assim como no forró convencional.
Mas, com o passar do tempo, os adeptos do ritmo criaram o hábito de reunir grupos de amigos para dançar sozinhos, cada um do seu modo. Inclusive, essa se tornou uma das marcas do gênero.

O piseiro nos rodeios

Em alta atualmente, é certo que as festas de peão já identificaram o potencial do piseiro e passaram a incluir em suas atrações algumas estrelas do ritmo como Zé Vaqueiro, João Gomes e Barões da Pisadinha.
De fato, a alegria que as músicas proporcionam combina bastante com o movimento sertanejo atual, mais voltado ao público jovem.

Piseiro: saiba mais sobre o ritmo musical que dominou o Brasil!

A tendência do piseiro

Como podemos observar, o piseiro é uma grande tendência musical, mas, além disso, é um ritmo que tem mostrado capacidade para ultrapassar as barreiras regionais.
Isso porque, por mais que o gênero tenha um espaço especial no coração dos nordestinos, o Brasil inteiro tem cantado e dançado no ritmo das músicas.
O segredo de todo o sucesso, provavelmente, está no fato das músicas serem envolventes e gostosas de ouvir.

E você, gostou de saber mais sobre o piseiro? Conte para a gente nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!