5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio

Postado em 25/10/2022
5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio

5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio

De fato, o agronegócio é um dos setores mais importantes, não só para o Brasil, mas também para o mundo todo.
De acordo com um estudo realizado pela Embrapa (em agosto do ano passado), cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do planeta desfrutam do que se cultiva em território nacional.
Além disso, também é necessário pontuar que o agro vem passando por um momento de reinvenção, graças às práticas sustentáveis e novas tecnologias, que trouxeram novos conceitos às atividades.
Por esses e tantos motivos, conhecer a sua história e se inteirar sobre as novas tendências pode ajudar a entender melhor o futuro do alimento.
Nessas horas, os documentários, que apresentam histórias e informações de maneira dinâmica, são ótimos aliados.
Siga com a leitura e confira, no blog da 7M Boots, uma seleção de 5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio.

1. Quando ouvi a voz da terra
5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio

Lançado em outubro do ano passado, “Quando ouvi a voz da terra” propõe uma verdadeira viagem pelo Brasil e apresenta diversos projetos focados no bem-estar animal e na preservação da natureza.
A narrativa é conduzida por Carmen Perez, uma pecuarista da fazenda Orvalho das Flores, em Mato Grosso.
Desde os seus 20 anos,Carmen se dedica à pecuária e tem voltado grande parte do seu conhecimento para pesquisas e aplicação de manejo nos quais os animais são tratados de maneira justa e igualitária.

2. 10 bilhões – O que tem para comer?
5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio

Lançado em 2025 e, desde então, disponível na Amazon Prime Video, o documentário “10 bilhões – O que tem para comer?” discute um tema muito atual e pertinente. Afinal,como alimentar uma população mundial de 10 bilhões em 2050? data estipulada pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). Para isso, propõe algumas soluções de alimentação baseadas em carne artificial, insetos além das práticas de agricultura industrial e autocultivo.

5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio

3. Shunji Nishimura – A Jornada pessoal de um vencedor
5 documentários para quem quer saber mais sobre o agronegócio

Disponível no canal do YouTube da Jacto (empresa familiar que desenvolve equipamentos agrícolas) o documentário apresenta a história de Shunji Nishimura,um imigrante japonês que chegou ao Brasil em 1932.
Com uma pequena oficina, Shunji aproveitou seu conhecimento em mecânica para aprimorar o seu trabalho e criar, do zero,uma das mais importantes empresas de máquinas agrícolas.
Sem dúvidas, é um conteúdo muito interessante para resgatar histórias e compreender a evolução do negócio.

4. Vida no Campo

O documentário “Vida no Campo” foi divulgado como uma homenagem da John Deere (empresa de máquinas agrícolas) em parceria com a Embrapa e o Mapa pelo Dia do Agricultor, no ano de 2016.
O longa, emocionante e informativo, aborda a história de cinco famílias que trabalham com a terra, mostra suas diferentes rotinas e demonstra como os produtores rurais conseguiram implementar a integração lavoura-pecuária-floresta em suas propriedades, estabelecendo um modelo sustentável para o futuro da produção de alimentos.

5. Solo Fértil

Por fim, mas não menos interessante, Solo Fértil, documentário disponível na Netflix, é uma alternativa interessante para aqueles que já entendem o básico do agronegócio e desejam aprofundar os seus conhecimentos.
A produção reforça a importância da agricultura regenerativa e traz depoimentos de especialistas e celebridades como Gisele Bündchen, Jason Mraz e Rosario Dawson para discutir sobre como os solos impactados pela monocultura podem ser a chave na reversão da crise climática.

Enfim, bruto ou bruta, já assistiu algum desses? Qual pretende assistir primeiro? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!