Agritechs: um mercado promissor

Postado em 22/11/2022
agritechs

Agritechs: um mercado promissor

Depois das foodtechs e das fintechs revolucionarem seus respectivos mercados, chegou a vez das agritechs transformarem os modelos de trabalho e consumo no campo.
Quer saber como? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe da 7M Boots preparou para você!

Afinal, o que são agritechs?

Este é um termo relativamente novo, mas que já apresenta resultados positivos.
Em poucas palavras, as agritechs são startups que digitalizam o trabalho desenvolvido no campo, como a mecanização,a modificação genética das sementes e a fabricação de fertilizantes e pesticidas químicos.
Toda essa inovação foi desenvolvida, por meio de muita tecnologia, para atender às demandas das indústrias e ajudar os empreendedores a aumentarem a sua produtividade.

Agritechs: um mercado promissor

Quais são as soluções oferecidas pelas agritechs?

Essas empresas trabalham diariamente no desenvolvimento de inovações para o campo.
Entre os produtos e serviços mais comuns estão os drones que operam via satélite, sensores para rastreamento, plataformas para previsão do tempo, além de soluções voltadas para o controle de calor, energia solar,usina fotovoltaica, softwares inteligentes para a prevenção de pragas, gestão do solo e muito mais.

Qual a atuação das agritechs no mercado?

O Brasil é um dos maiores exportadores de alimentos oriundos da agricultura, por isso, é de se esperar que as demandas e expectativas para o fortalecimento do setor sejam bastante altas.
Por isso, as chamadas agritechs chegam para propor soluções inovadores e facilitar o plantio, a colheita e, até mesmo, a comercialização dos alimentos.
Embora ainda estejam em processo de adaptação, no futuro, é certo que essa tecnologia será decisiva para a competitividade dos negócios.

O papel das agritechs para a propulsão da inovação

De acordo com a Agrosmart, estima-se que até 2050, as tecnologias relacionadas à agricultura tenham sua produção elevada em, no mínimo, 70% em todo o mundo.
Esse percentual chama a atenção dos investidores e faz com que eles redobrem a atenção nas oportunidades que irão surgir junto com o crescimento das agritechs, afinal, serão altas as chances de se destacar no mercado.
Além disso, uma pesquisa realizada pela ABStartups – Associação Brasileira de Startups,apontou que, atualmente, já existem 72 empreendimentos agrícolas espalhados pelo Brasil, todos com suas atividades voltadas à fusão entre tecnologia e agricultura.

Agritechs: um mercado promissor

Quais soluções tecnológicas já são aplicadas no campo?

Levando em conta o atual crescimento da população mundial, é natural que a demanda por alimentos também se intensifique. Por esse motivo, os agricultores vêm se reinventando e fazendo do uso da tecnologia o caminho mais assertivo para aumentar a produtividade dos trabalhos agrícolas.
Nos dias hoje, as tecnologias mais utilizadas são:

► Robótica
► Sensoriamento remoto
► GPS Agrícola
► Irrigação automatizada
► Drones pulverizadores
►Aplicação em taxa variável

E você, bruto ou bruta, gostou de descobrir como as agritechs podem tornar o trabalho mais prático para os produtores rurais e contribuir para a garantia de mais qualidade de vida para a população em geral?
O que achou das tecnologias e tendências que citamos aqui? Conte para a gente nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!