Picanha: confira alguns mitos e verdades sobre a carne

Postado em 03/07/2023

Picanha: confira alguns mitos e verdades sobre a carne

Sem dúvidas, a suculência e o sabor marcante da picanha fazem com que essa carne seja uma das preferidas dos brasileiros.
É claro que o tipo de preparo varia de acordo com cada gosto, alguns preferem mal passada, outros ao ponto, outros torradinhos e, alguns consumidores, menos exigentes, só esperam que o corte seja “macio e gostoso”.
Contudo, por ser uma carne tão requisitada, existem muitos mitos que pairam sobre a picanha. Será que você sabe identificar alguns deles?
Siga com a leitura e confira, no blog da 7M Boots, os maiores mitos e verdades sobre essa carne.

Coxão duro é picanha?

Mito!
Por mais que muitas pessoas acreditem que a picanha é encontrada ao lado da alcatra, na verdade, o corte é localizado ao lado do coxão duro. Por esse motivo é sempre importante prestar atenção no momento da compra, afinal, mesmo que os cortes sejam próximos, a textura e o sabor de ambos são bem diferentes.

Picanha tem gordura?

Verdade!
De acordo com especialistas em gastronomia, a picanha tem uma gordura externa, de fácil remoção. Mas, mesmo assim, a forma mais indicada de preparar a carne é com a gordura, que deixa ela mais macia, suculenta e saborosa.

Suco de abacaxi deixa a picanha mais molinha?

Mito!
Muitos consumidores e cozinheiros ainda acreditam no mito de deixar a picanha no suco de abacaxi para que a carne fique mais macia, mas, a verdade é que, além de não influenciar na textura do corte, a acidez do abacaxi ainda pode corroer todo o tecido conjuntivo da carne, fazendo com que ela perca seus nutrientes e todo o seu sabor.

Extra: qual a melhor forma de temperar?

A picanha já é deliciosa por si só, então, o aconselhável é não “inventar muita moda” na hora de temperar.
Coloque o sal com as mãos para controlar melhor a quantidade do tempero, e depois, coloque a picanha na grelha quando ela já estiver bem quente.

Enfim, bruto ou bruto, curtiu descobrir os maiores mitos e verdades sobre a picanha?
Falá procêis viu, esse post me deixou com água na boca!
Se essas informações foram interessantes, deixe o seu feedback nos comentários.
No mais, continue de olho no Blog da 7M Boots, em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!