6 dicas para treinar um cavalo de cavalgada

Postado em 10/07/2023

6 dicas para treinar um cavalo de cavalgada

Para revelar todo o seu potencial, um cavalo de cavalgada precisa ter treinamentos adequados, tanto físicos quanto psicológicos.

Afinal, quando são previamente preparados para enfrentar desafios e situações que podem gerar obstáculos durante a cavalgada, esses animais tendem a apresentar um desempenho melhor.

Quer descobrir como treinar o seu? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do blog da 7M Boots preparou para você:

6 dicas para treinar um cavalo de cavalgada

1. Apresente cenários diferentes para o cavalo

O primeiro passo para treinar um cavalo para cavalgada é apresentar a ele cenários diversos. Isso porque, por mais que os treinadores costumem levar os seus animais para realizar treinos físicos nas pistas, os cenários não podem ser restringidos.
É importante que esses animais passem por áreas abertas e ampliem os seus horizontes. Assim, eles ficam mais atentos a todos os tipos de terrenos e desafios.

2. Obstáculos

Para preparar um cavalo para cavalgada, é importante inserir alguns obstáculos no caminho dele. Afinal, enquanto estiver cavalgando com o seu companheiro, provavelmente vocês vão se deparar com barreiras como troncos de árvores caídos e latas de lixo.
Nesse cenário, o cavalo sem nenhum preparo prévio pode acabar empacado. Por isso, é interessante incluir algumas barreiras físicas nos treinamentos para que ele investigue e, depois, aprenda a desviar.

6 dicas para treinar um cavalo de cavalgada

3. Aumente a dificuldade

Sete motivos para você ter um cavalo

Young woman in special uniform and horse. Equestrian sport concept. Love between animal and people.

Depois de conseguir fazer com que o seu cavalo ultrapasse troncos, o próximo passo é aumentar o nível de dificuldade. Para isso, use um tronco mais alto e faça ele passar repetidas vezes pelo obstáculo.
O treinamento de desvios é gradativo e leva tempo, mas, com carinho e paciência, você consegue fazer com que o seu animal se sinta mais confiante.

4. Rodando na guia

Caso sinta dificuldade em fazer o seu animal transpor os obstáculos, tente aplicar o treinamento de rodar na guia. Ele consiste, basicamente, em rodar o animal na guia até que ele se sinta mais confiante para transpor o obstáculo que está adiante.
Nesse momento, ofereça todo o cuidado e atenção necessários e observe, com calma, a evolução do seu amigo.

6 dicas para treinar um cavalo de cavalgada

5. Treine com buracos e depressões

 

Buracos e depressões também são comuns durante a cavalgada, por isso, é importante garantir que o seu equino esteja devidamente preparado para enfrentá-los.
Para facilitar a missão, considere quais os tipos de barreiras o animal terá que enfrentar na trilha e apresente para ele com antecedência.
Logo após, quando perceber que o seu amigo já está superando bem o desafio, aumente a dificuldade, sempre levando em conta que o seu companheiro está em constante processo de evolução.

6. Subidas e descidas

Por último, mas não menos importante, o seu cavalo precisa saber o que são as subidas e descidas. Isso porque, durante as cavalgadas, os terrenos nem sempre serão planos. O ideal é que o animal não sinta medo de nenhum dos desafios que o aguardam.

Na hora de propor os exercícios de treinamento, pense sobre quais os tipos de terreno serão enfrentados durante a cavalgada e então, antecipe os principais desafios para evitar que o seu cavalo seja pego de surpresa.

Enfim, bruto ou bruta, gostou de descobrir as 6 dicas para treinar um cavalo de cavalgada? Se esse artigo foi interessante para você, deixe o seu feedback nos comentários. No mais, continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!