Como avaliar um cavalo para compra?

Postado em 17/07/2023

Como avaliar um cavalo para compra?

Mais do que um grande companheiro, um cavalo também é considerado um alto investimento, afinal, esse animal é útil em qualquer fazenda. Mas, antes de garantir um desses para chamar de seu, é necessário saber como está a saúde do equino, quais são as características típicas da raça, qual tipo de comportamento ele apresenta e se ele realmente é apto para desenvolver as atividades desejadas.

Por isso, saber com antecedência quais fatores devem ser verificados antes de comprar um cavalo é o melhor caminho para fechar um negócio vantajoso.

Para te ajudar nessa missão, nós do blog da 7M Boots preparamos um artigo especial para que você possa avaliar um cavalo para compra. Siga com a leitura e confira!

Como avaliar um cavalo para compra?

Raça

Atualmente, existem mais de 100 raças de cavalo no mundo inteiro. Sem dúvidas, essa variedade reforça o quanto o critério da raça é importante para determinar alguns pontos, como a qualidade do cavalo para provas de corrida, rodeios ou vida no campo.

Inclusive, a criação das raças existe para descomplicar a vida do peão e antecipá-lo sobre os comportamentos mais comuns, além das maiores habilidades do animal.
Raças como Mangalarga Marchador, Quarto de Milha, Puro Sangue Inglês e Árabe são as mais conhecidas no mercado de equinos atualmente e, cada uma delas apresenta diferentes funções.

Por exemplo, os cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador são indicados para finalidades esportivas, de passeios e para trabalhos de carga.
Em contrapartida, o Quarto de Milha é uma raça dócil e fácil de domar, muito recomendado para trabalhos com gado. Por último, o Árabe e o Puro-Sangue-Inglês são mais associados às corridas de cavalo e esportes hípicos.

Temperamento

Para descobrir se um cavalo é indicado ou não para você, é importante conhecer o temperamento do animal. Para isso, além de observá-lo de perto, é necessário conversar com o proprietário para ficar por dentro de todas as particularidades.

Caso você queira adquirir o seu primeiro cavalo ou tenha experiência com esse tipo de animal, o mais aconselhável é procurar um animal dócil e, ao mesmo tempo, forte.
Para isso, os Cavalos Quarto de Milha e Mangalarga são excelentes opções.

Idade

A idade do equino é um fator que não pode deixar de ser considerado. O ideal é optar por um animal de, no mínimo, oito anos, pois isso indica que ele já foi domado.

Se você está em busca de um cavalo para competir, procure um que tenha 5 anos no mínimo, afinal, a partir dessa idade, o animal já pode competir.

Tamanho

O tamanho é outro fator que também entra nos critérios mais importantes para a escolha de um cavalo.

Se a finalidade do animal for a competição, é preciso considerar o peso e o condicionamento físico do peão, para verificar se o tipo de montaria e o condicionamento físico do animal são compatíveis.

Já para cuidar do gado, é interessante escolher um equino que tenha força, seja manso e tenha aptidão.

Ambiente para recebê-lo

Não é só o cavalo que precisa estar pronto para atender às suas demandas, você também precisará atender as dele. Portanto, é necessário se certificar de que o seu ambiente tem realmente condições de receber um equino, afinal, um cavalo é completamente diferente de um animal comum.

Mais do que um lugar para comer e dormir, ele precisa de um ambiente capaz de oferecer conforto e garantir um desenvolvimento saudável. Para isso, é preciso ter bastante espaço externo, com sombra e água potável e é claro, um pasto ideal para o equino.

Como descobrir se um cavalo é saudável?

Além dos critérios gerais, é necessário dar todo suporte e atenção aos sinais que demonstram se o animal é realmente saudável. Para isso, vale observar:

Olhos: devem ser claros e sem qualquer presença de vermelhidão ou inflamação.
Narinas: não devem estar escorrendo
Peso: o cavalo não deve ter sobrepeso, nem ser tão magro a ponto de ficar com as costelas aparentes.
Casco: verifique principalmente a parte interior, que é onde as doenças costumam aparecer.
Temperatura: a temperatura do cavalo deve estar no mínimo em 37,5º e no máximo 38,5.
Movimento: observe os movimentos do cavalo e verifique se há problemas na marcha ou no trote.

Enfim, bruto ou bruta, gostou de descobrir como avaliar um cavalo para compra? Se esse artigo foi interessante para você, deixe seu feedback nos comentários e continue de olho no Blog da 7M Boots, em breve, teremos novidades por aqui.