O surgimento e crescimento do estilo Country no mundo

Postado em 28/08/2023

O estilo country, nascido nos anos 1920 nos EUA, cresceu conectado à música e ao meio rural, ganhando popularidade global. Descubra como ele evoluiu ao longo do tempo:

Origens e Desenvolvimento:
Originado na década de 1920 nos EUA, o estilo country emergiu nas zonas rurais, especialmente em estados como Tennessee, Virginia e Kentucky. Inspirado pela música country, que reflete o amor pela terra e uma mistura de influências africanas, religiosidade e ruralidade, o estilo se expandiu internacionalmente.

Música e Versatilidade:
A música country, versátil e rica, incorpora instrumentos da Europa e África, como bandolim italiano, banjo africano e violão espanhol. Embora tenha suas raízes desde os anos 1920, a designação “country” ganhou força após os anos 1940, substituindo o termo “hillbilly music”.

Evolução e Nomeação:
Artistas como Jimmy Rodgers rejeitaram o rótulo depreciativo de “caipira”, contribuindo para a popularização do estilo. O sucesso de Rodgers abriu caminho para figuras como Willie Nelson, John Daver e Hank Williams, consolidando o country nos EUA.

Country no Brasil:
O country brasileiro, conhecido como “sertanejo”, surgiu nos anos 1970 após influências como o “Yodel”. A evolução incluiu variações como o sertanejo romântico e universitário, atraindo um público jovem.

Moda Country:
Além da música, o estilo country influenciou a moda, com elementos como botas, chapéus e roupas inspiradas na vida rural. Esses elementos foram adaptados de roupas coloniais, incorporando esporas, fivelas e outros detalhes.

Country na Atualidade:
O visual de cowboy/cowgirl é popular globalmente, caracterizado por jeans, couro e acessórios marcantes. Botas, camisas xadrez, cintos com fivela e chapéus são itens frequentes. Embora tenham raízes rurais, muitos elementos se tornaram decorativos.

Estilo de Vida Country:
Além da música e da moda, o estilo country se tornou um modo de vida, refletindo uma conexão com a terra, mesmo nas áreas urbanas. O uso de roupas country e a apreciação da música rural são formas de se sentir mais conectado à natureza.