12 comidas típicas para provar em Minas Gerais

Postado em 25/09/2023

A culinária mineira é uma das mais tradicionais e saborosas do Brasil, conhecida por seus pratos ricos em sabores e ingredientes. A comida de Minas Gerais é influenciada por diversos elementos, incluindo a herança indígena, africana e portuguesa. Aqui estão alguns dos pratos e ingredientes mais emblemáticos da culinária mineira:

  1. Feijão Tropeiro: Um prato feito com feijão cozido, farinha de mandioca, linguiça, torresmo, ovos e temperos. É uma comida de fazenda típica de Minas Gerais.
  2. Tutu à Mineira: Feijão cozido e amassado com farinha de mandioca, temperado com alho, cebola, bacon e linguiça. É servido com arroz, couve e carne.
  3. Frango com Quiabo: Uma combinação clássica, em que o frango é cozido com quiabo em um molho rico, muitas vezes servido com angu ou polenta.
  4. Pão de Queijo: Bolinhas de queijo e polvilho, geralmente servidas como petiscos ou acompanhamentos.
  5. Queijo Minas: Um queijo branco, fresco e macio, frequentemente usado em pães de queijo, mas também consumido puro ou com goiabada.
  6. Leitão à Pururuca: Um leitão assado até a pele ficar crocante, muitas vezes servido com mandioca e couve.
  7. Canjiquinha: Uma sopa grossa feita com canjiquinha, um tipo de milho triturado, geralmente preparada com costelinha de porco, linguiça e temperos.
  8. Doce de Leite: Uma sobremesa deliciosa feita cozinhando leite com açúcar até que se transforme em uma pasta doce e caramelizada.
  9. Barreado: Embora seja mais associado ao estado do Paraná, o barreado é apreciado em algumas partes de Minas Gerais. É um prato de carne cozida lentamente até ficar desfiada e muito saborosa.
  10. Cachaça: Minas Gerais é famosa por sua produção de cachaça, uma aguardente de cana-de-açúcar usada para fazer a famosa caipirinha e outros coquetéis.
  11. Doces e Compotas: A região é conhecida por uma grande variedade de doces em compotas, como goiabada, figo, abóbora e outros.
  12. Café: Minas Gerais é um dos principais estados produtores de café no Brasil, e a bebida é uma parte importante da cultura gastronômica local.

A culinária mineira é caracterizada por sua simplicidade, sabor autêntico e o uso de ingredientes locais de alta qualidade. Experimentar esses pratos é uma parte essencial de qualquer visita a Minas Gerais, e você certamente encontrará muitos outros pratos deliciosos para explorar na região.