Você sabe mesmo como selar um cavalo? Confira!

Postado em 12/04/2019
como selar um cavalo

A cavalgada é um dos hobbies mais praticados pelos amantes do mundo sertanejo. Afinal, é a ocasião perfeita para reunir os amigos e tomar uns corotes enquanto admira a paisagem. Mas você sabe como selar um cavalo corretamente?

Muita gente não conhece, mas existem truques que tornam esse momento mais fácil. Além disso, trazem mais conforto e segurança para você e o seu companheiro. Assim, é sempre bom ficar por dentro do assunto para não parecer abeia e estragar o seu passeio. Quer saber mais? Então, continue lendo!

Escolha a sela mais adequada

Engana-se quem pensa que todas as selas são iguais. Existem diversos tipos de arreamento e cada uma é indicada para uma função, comodidade e gosto. Para entender direitinho como selar um cavalo, você deve conhecer um pouco mais sobre isso.

A sela errada pode transformar sua cavalgada em uma tortura. Ou, então, prejudicar você na execução dos movimentos de salto, por exemplo. Além disso, ainda pode ser um incômodo para o animal e deixá-lo mais arredio do que o habitual.

Por isso, fi, o ideal é buscar pelo acessório que mais atenda às suas necessidades, em vez de prestar atenção somente na beleza do produto. Uma sela inglesa é realmente linda, mas pode ser um desastre se você precisar tocar o gado com ela. Outra dica é dar preferência para os modelos feitos em couro, que são mais duráveis.

Selas modelo Western

Esse tipo de sela é muito usado nos Estados Unidos e foi criado para auxiliar os cowboys nas fazendas de gado americanas. É bem mais pesado que o modelo inglês, mas pode ser ajustado a vários cavalos, sem feri-los.

O modelo Western é muito confortável para percorrer longas distâncias e tem espaço para levar equipamentos. Sua principal característica é o formato do chifre na parte da frente. É muito usado para provas de tambor e baliza.

Sela estilo inglês

Essa é uma das mais conhecidas, e sua principal utilidade é para as provas de saltos. É bem mais leve e rasa que o modelo western e não exibe aquele tipo de chifre na parte da frente.

Sela australiana

Esse modelo de sela é bem parecido com o de estilo inglês. No entanto, sua maior utilidade é no trabalho com o gado. Ele é mais pesado e tem assento com profundidade, para acomodar o peão com maior estabilidade em subidas e descidas.

Sela em estilo português

Essa é uma sela bastante elegante e muito usada para passeio e equitação. Além de trazer um encosto mais proeminente, é feita com couro de porco e apresenta algumas tiras metálicas, que conferem maior flexibilidade a ela.

Escove o cavalo

Antes de colocar o arreamento no animal, é fundamental escová-lo para retirar os pelos mortos e qualquer cisco ou sujeira, certo bichão? Além de ajudar a não sujar demais a manta, acalma o animal, deixa o pelo mais bonito e evita as pisaduras — machucados no lombo causados pelo atrito.

Mantenha a paciência

Alguns animais são bem calmos e não estranham o arreamento. Porém, ainda assim, é preciso ter muita paciência e passar tranquilidade para o cavalo. Faça carinho, alise e converse com ele enquanto sela. Dessa maneira, o momento não gera um piseiro nem para ele, nem para você.

Mostre todos os objetos ao animal

Imagine o susto que você levaria se, de repente, colocassem um peso nas suas costas: isso também acontece com o cavalo, principalmente os mais novos.

Se você quer aprender a como selar um cavalo corretamente, deve entender que é necessário respeitar o animal. Por isso, para evitar sustos e acidentes, mostre todos os objetos para ele antes de selá-lo.

Coloque a manta do jeito certo

É muito importante colocar a manta de maneira a proporcionar conforto e não machucar o cavalo. Para isso, ela deve estar limpa, pois a sujeira e o suor acumulados ferem a pele.

Outro ponto importante é deixar um espaço entre a manta e a linha dorsal, como se fosse um túnel. Isso permite a transpiração do cavalo e a oxigenação do lugar.

Aperte a barrigueira

A barrigueira é a faixa que prende a sela ao animal e evita que ela saia do lugar. Alguns modelos contêm apenas uma, enquanto outros trazem duas: uma na da frente e outra atrás. Na hora de aprender como selar um cavalo corretamente, é fundamental ter cuidado ao apertá-las, para não lesionar o animal. Se estiver muito roiado, vai fazer mal e prejudicar sua performance.

Por uma questão de tradição, as selas de modelo inglês geralmente exibem apenas a cilha, aquela faixa bem fina que fica mais para trás da barriga do animal. E, embora existam controvérsias sobre o uso da barrigueira atrapalhar o desempenho do cavalo, isso ocorre apenas se ela estiver muito apertada.

A sela inglesa é bastante indicada para a prática de saltos, mesmo com apenas uma faixa para firmar o equipamento. No entanto, para quem é adepto do Hipismo, Enduro ou até mesmo na lida da fazenda, a barrigueira dupla será muito importante.

Confira antes de montar

Ninguém quer levar pialo, não é mesmo? É comum que acidentes ocorram por conta do mau arreamento do animal. Por isso, é bom prestar muita atenção em como foi feito. Antes de montar, sempre confira se ele está firme no lombo do seu parceiro, para que não vire ao longo da cavalgada.

Cavaleiros mais experientes afirmam que não montam em selas que não foram preparadas por eles ou por seus assistentes de confiança. Isso porque é impossível saber se a pessoa que arreou tomou os cuidados necessários e observou todos os detalhes. Além de machucar seu cavalo, selar o animal incorretamente pode causar acidentes graves e estragar seu equipamento.

Para entender muito bem como selar um cavalo, você precisa escolher corretamente a sela e conhecer todos os acessórios indispensáveis. Em seguida, escove o animal e comece o processo devagar. Não adianta ser marrento: mostre respeito e apresente as peças antes de colocá-las no cavalo.

Preste atenção especial na hora de apertar as barrigueiras e não deixe frouxo, nem roiado demais. Elas são as responsáveis por manter o arreio no lugar e evitar que você tome um pialo.

Quando você pega a prática, verá como selar um cavalo não tem mistério. Até um agroboy consegue fazer com facilidade! Basta prestar atenção em alguns pontos essenciais e ter os equipamentos certos para que não haja problemas na cavalgada, nem prejudique a saúde do seu animal.

Gostou do nosso post ajeitado? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Assim, você fica por dentro de tudo que acontece nesse mundão sertanejo. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter. Aow potência!