Pelagem de cavalos: entenda mais sobre cores e características

Postado em 04/07/2019

Quer conhecer mais sobre pelagem dos cavalos? Leia nosso post abaixo!

Aow companheirada! Tudo joia? A cavalgada é uma das atividades preferidas do pessoal do campo. Lidar com o animal é prazeroso, pois conecta a gente ainda mais com o meio rural. Pensando nisso, que tal saber mais sobre pelagem de cavalos?

Muita gente não conhece, mas existem combinação e subtons das cores e que ganham outros nomes. Além disso, muitos fatores interferem na hora de classificar a pelagem do animal. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura porque a gente conta tudo para você. Confira!

O que determina a pelagem de cavalos?

Podemos dizer que o ponto principal da cor da pelagem do animal é a genética, assim como as outras características físicas. Porém, antes dos 2 anos, é impossível classificar o tom do cavalo, já que a idade pode fazer com que mude.

Por exemplo, um potro que nasce preto pode se tornar tordilho, assim como um tordilho pode virar pedrês — e assim acontece em outros casos. Por esse motivo é que as associações das raças de cavalos não fazem a resenha definitiva ao nascer, e sim depois de certa idade.

Você sabia que até mesmo o clima, a alimentação e a exposição ao sol podem mudar a pelagem do animal? Em regiões mais frias, a tendência é o pelo ser mais denso e grosso. Uma alimentação equilibrada deixa os fios brilhantes e mais bonitos. Além disso, o sol pode dar um efeito queimado na pelagem, principalmente nas mais escuras, como o preto e o castanho.

Quais são as pelagens mais comuns?

É comum as pessoas acharem que só existem as cores básicas: branca, preta, castanha, tordilha, baia, pampa e alazã. Mas a verdade é que, dentro delas, existem subtons e combinações, que diferenciam a coloração de um animal do outro. A seguir, confira alguns deles.

Branco

O cavalo branco chama a atenção por sua beleza. Dentro dessa cor, podemos ter três subtipos:

  • branco albino: pelagem e mucosas brancas;
  • branco sujo: tonalidade amarelada;
  • branco porcelana: reflexo azulado por conta da mucosa escura.

Preto

O cavalo preto é bem ajeitado, não é mesmo? Além dessa cor, em que crina, cauda e pelos são pretos, temos mais 2 tons: o preto azeviche (com reflexos azulados) e o preto maltinto (cabeça preta e reflexos avermelhados nas axilas e flancos).

Castanho

O animal castanho é o que tem pelos dessa cor, mas cauda e crina pretas. Veja os outros tipos.

  • castanho escuro: pelos em vermelho-escuro, e crina, cauda e extremidades pretas;
  • castanho claro: tonalidade avermelhada clara, sendo que o preto pode não chegar até a canela;
  • castanho pinhão: vermelho quase preto, com crina, cauda e extremidades pretas;
  • castanho zaino: pelo castanho pinhão, sem as extremidades pretas.

Alazão

O alazão tem crina, cauda e pelos em tons avermelhados, que variam do médio ao claro. Mas não existe apenas um tipo dele. Olha só:

  • alazã cereja: pelos, crina e cauda em tom de vermelho vivo, como cereja mesmo;
  • alazã tostada: pelos, crina e cauda em vermelho-escuro, quase em cor de café;
  • alazã acima de baia: pelos em amarelo, com crina, cauda e extremidades avermelhadas.

Baio

O baio é o cavalo que tem pelos em amarelo dourado, com crina, cauda e extremidades pretas. Os outros tons são:

  • baio escuro: pelos amarelos mais escuros;
  • baio amarilho: pelos amarelos, e crina e cauda bem claros, em cor de creme;
  • baio palha: pelos bem claros, que lembram palha, com crina, cauda e extremidades em preto;
  • baio encerado: a cor do pelo é amarelo-escuro, que remete à cera de abelha.

Rosilho

A pelagem rosilha é aquela que tem pelos brancos misturados a outra cor, que, por sua vez, é predominante na cabeça. Por exemplo, o cavalo tem o fundo em castanho com interpolação dos fios brancos.

Tordilho

Aqui, a interpolação de cores é entre o preto e o branco, e ocorre em todo corpo, inclusive crina e cauda. O detalhe é que o mesmo fio pode ter dois ou mais tons.

  • tordilho negro: pelagem preta com alguns fios brancos;
  • tordilho escuro: tem maior quantidade de brancos do que o anterior, mas o predomínio ainda é o preto;
  • tordilho claro ou pedrês: pelagem branca com fios em preto;
  • tordilho ruço: praticamente branco, mas com excesso de pigmentação preta na pele das extremidades.

Lobuna

Também é uma pelagem com interpolação de cores. Dessa vez, os tons são em amarelo e preto, com o predomínio do preto na cabeça. O lobuna pode variar entre claro e escuro, conforme a dominância da cor.

Pampa

A pelagem pampa é aquela que tem malhas bem delimitadas em branco com qualquer outra cor de pelagem. O detalhe é que, se o branco for o fundo, o nome pampa é o primeiro — por exemplo, pampa de preto, pampa de castanho. Porém, se a predominância é outra cor, o pampa vem por último, como preto pampa e castanho pampa.

Apalusa

O apalusa é qualquer pelagem que apresenta malha branca na garupa, podendo ter pintas da cor de fundo, como alazão apalusa. As manchas também podem se estender até o dorso e a cernelha.

Oliveira

Você já ouviu falar nessa pelagem? Ela consiste em malhas despigmentadas com contorno irregular em uma cor de fundo. O interessante é que as malhas brancas nunca ultrapassam a região do dorso do animal. No caso, o nome da cor de fundo vem primeiro, por exemplo: alazão oliveira.

Leopardo ou persa

Essa pelagem tem o branco como dominante nos pelos e a pele com deficiência de pigmentação. Além disso, apresenta pintas redondas de outra cor bem distribuídas por todo o corpo do cavalo. Sendo assim, o nome fica preto persa ou alazão persa, por exemplo.

Viu como todos esses tons dos animais são interessantes? As combinações podem ser inúmeras, o que muda o nome de cada uma. Vale lembrar que a nomeação da pelagem de cavalos pode variar conforme a associação das raças, beleza?

Agora que já sabe mais sobre os cavalos, que tal assinar a nossa newsletter? Assim, sempre que tiver alguma novidade, você fica sabendo em primeira mão porque vai direto para o seu e-mail. Chique, hein!

Aproveite e confira nossas botas country!