Você conhece músicas sertaneja românticas
Fi, as músicas sertanejas românticas são uma tradição na cultura do povo brasileiro. Do clássico à nova geração do sertanejo universitário, as letras cantam os amores perdidos, romances que não deram certo, dores dos mansos, saudades de pessoas queridas, lugares nunca esquecidos, baladas, festas e curtições.
Por meio de cantores ou duplas sertanejas, os sentimentos são extravasados fazendo com que as canções deixem marcas em seus ouvintes ― como, por exemplo, a famosa Fio de Cabelo, de Chitãozinho & Xororó.
Neste texto, conheças 4 músicas que farão seu coração bater mais acelerado! Acompanhe!
Entenda a relevância das composições para diferentes gerações sertanejas
A composição é a alma da música, pois, para criá-la, o compositor precisa pesquisar o tema, fazer uma letra e melodia, e analisar as combinações harmônicas que formarão a canção.
Do estilo raiz ao universitário, as letras acompanham o comportamento da sociedade e das pessoas que vivem nela ― como na década de 20, em que a música caipira contava a história do homem do campo de forma saudosista, ou nos anos 50, com um caráter mais amoroso e falando dos romances.
O gênero sobrevive e se reinventa até chegar ao universitário, que teve seu estouro nos anos 2000. Atualmente, mescla o sertanejo brega com o romântico, em uma batida mais dançante para nenhum cowboy ou cowgirl ficar parado.
As letras falam de festas, pegação, hedonismo etc. O estilo abriu portas para muitas duplas sertanejas masculina e feminina.
Veja 4 sugestões de músicas sertanejas românticas e conheça suas histórias
1. Madri
A dupla Fernando e Sorocaba interpreta a canção Madri, escrita por Sorocaba para uma ex-namorada que vivia na Itália. Lançada em 2010, a letra descreve o sofrimento de um amor perdido porque a pessoa amada vive em outro país. O compositor canta a dor dessa distância e como é difícil ficar sem vê-la, enfatizando como seria bom se São Paulo fosse do lado de Madri.
2. Evidências
Cantada pelos ícones Chitãozinho e Xororó, a música Evidências foi composta por Paulo Sergio Kostenbader Valle e Jose Augusto Cougil, em 1989 ― porém, foi gravada pela dupla em 1990. A partir daí, outros cantores regravaram a música, que, até hoje, é uma referência no mercado musical sertanejo.
Sua história é uma declaração de amor e, ao mesmo tempo, o medo de se entregar a esse romance. A canção fez sucesso nas vozes da dupla, depois de ter sido rejeitada por cantores e gravadoras. Ela já foi cantada em francês, inglês e italiano.
3. Mais que uma saudade
Composta por Dyerys de Paula Mattos e Dayane de Oliveira Camargo, a música Mais que uma saudade ganhou vida nas vozes de Simone e Simaria, em 2015.
É uma balada femineja dançante, que sugere ao homem apaixonado não ficar resistindo ou se fazendo de difícil, já que ambos se amam e sentem o desejo e a saudade na mesma intensidade. Traduzir os sentimentos fizeram com que a música fosse sucesso.
4. Boate azul
Outra que também foi eternizada e regravada por diversos músicos é a Boate azul, uma composição de Hermínio Gimenez, Tomaz, Prado Júnior, Pasquarelli, Pery e Silvério. No entanto, quem gravou pela primeira vez foi Joaquim & Manuel, na década de 80.
A canção descreve a dor de um homem que foi abandonado pela pessoa amada e resolve sair para afogar as mágoas. Assim, entra em uma Boate azul, fica embriagado e não se lembra da mulher que encontrou por lá — aumentando ainda mais o seu sofrimento.
Uma situação é fato: a dor de amor atinge tanto mulheres como homens. Por isso, você pode ser um pega nelore, mas quando o coração fica roiado, o consolo vem das músicas sertanejas românticas e de um bom mijo de égua, não é mesmo?
Aproveite que gostou do post e comece a nos seguir no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube para ficar atualizado sobre o estilo country de viver!