Preparado(a) para ficar por dentro dos maiores avanços tecnológicos voltados ao campo desta década? Confira a lista completa no blog da 7MBoots.
De fato, o ano de 2019 está chegando ao sim. Porém, mais do que o fim do ano, neste período, encerramos também uma década. Sobretudo, esses 10 anos foram de suma importância para o ramo agrícola, isso porque, dentro deles, surgiram diversos avanços tecnológicos voltados ao campo que facilitaram a vida dos produtores. Confira 4 deles no blog da 7MBoots!
1- Agricultura de precisão
De fato, as grandes empresas brasileiras se esforçaram bastante na última década para garantir avanços tecnológicos voltados ao campo. Entre as grandes inovações, podemos destacar o uso de GPS, Drones e sensores inteligentes.
Porém, muito dessa evolução se deve à agricultura de precisão. Baseada na observação e monitoramento, a prática auxilia na redução dos desperdícios e na otimização da produtividade.
Isso porque, a partir dela, o produtor passa a conhecer mais sobre o solo onde está plantando, o que proporciona a ele ações mais adequadas nos processos de correção do solo e adição de insumos.
2- Sensores inteligentes
Sobretudo, os sensores inteligentes são vistos como um dos grandes avanços tecnológicos voltados ao campo. Isso porque a tecnologia permite acompanhamento completo sobre a saúde da plantação. Ou seja, a partir deles é possível detectar falta de água, contaminações e o nível de nitrogênio no solo. Ademais, a ferramenta possibilita aos produtores identificarem os problemas de forma rápida e criarem soluções eficazes, afinal, quando os sensores são conectados à tecnologia 4G, possibilitam o monitoramento em tempo real. Por conta da popularidade alcançada, atualmente, é possível encontrar diversos tipos de sensores inteligentes disponíveis no mercado, sendo assim, basta pesquisar e escolher o modelo que mais se adapta às suas necessidades.
3- Drones
Também conhecidos como VANTs – Veículos Aéreos Não Tripulados – os drones carregam dentro de si uma câmera de alta resolução e contam com os mais diversos formatos de sensores.
Devido à tecnologia, os produtores conseguem visualizar a partir de boas imagens a contagem das plantas. Ademais, é possível identificar pragar e realizar o monitoramento da demanda de água e insumos, o que permite ações rápidas para deter qualquer ameaça dentro da lavoura.
A princípio, antes dos drones, os agricultores utilizavam sistemas de satélites, porém, essas ferramentas tornaram-se obsoletas por conta da precária qualidade de imagens que, inclusive, poderia ser facilmente comprometida de acordo com o clima da região.
4- GPS
Geralmente, o GPS, também chamado de Sistema de Posicionamento Global, é tido como um dos grandes avanços tecnológicos voltados ao campo porque possibilita mapeamento completo da plantação. Dessa forma, é possível obter a posição exata das amostras do solo e, ainda, coletar e analisar as informações sobre a plantação.
Devido a tecnologia, hoje em dia, é possível manter a produtividade da plantação de uma maneira mais simplificada.
Enfim cowboys e cowgirls, curtiram saber mais sobre os 4 maiores avanços tecnológicos voltados ao campo desta década? Continuem ligados no blog da 7MBoots, vem muita coisa bacana por aí!