5 cuidados com os bovinos no inverno
Embora os animais saudáveis não apresentem grandes problemas em relação ao inverno, protege-los do frio e garantir bem-estar a eles é um dever do produtor. Além disso, o preparo para a estação mais fria do ano deve ocorrer antes da chegada dela. Isso porque, as reservas de gordura de um animal têm grande influência na sua capacidade de produzir calor. Dessa forma, se os cuidados necessários forem tomados com antecedência, é possível garantir que o rebanho irá encarar os dias frios sem nenhum sofrimento e sem causar prejuízos ao criador.
Confira abaixo, no blog da 7MBoots os 5 cuidados com os bovinos no inverno
1- Tenha cuidado com as doenças mais comuns da estação
Devido à queda brusca de temperatura, muitos bovinos tendem a adquirir pneumonia no frio. Inclusive, os gados que ficam confinados apresentam chance ainda maior de manifestarem a doença. Um dos principais fatores para o desenvolvimento da pneumonia é a poeira, uma grande vilã da saúde respiratória.
Para evitar uma possível contaminação, molhe o chão todos os dias. Essa é uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença no bem-estar dos animais.
2- Atente-se à alimentação
Sem dúvidas, com a chegada do inverno, é preciso intensificar a suplementação de animais, isso porque, mesmo com o pasto alto, nos dias frios, o capim passa a perder seus nutrientes, principalmente a proteína – substância essencial para esses animais. Além disso, se os bovinos não encontram a proteína necessária no pasto, eles passam a retirar o nutriente das suas próprias musculaturas.
Entre os proteinados mais indicados para suplementação bovina estão: capins in natura, silagem de milho, de sorgo ou capim.
5 cuidados com os bovinos no inverno
3- Deixe muita água à disposição dos bovinos
De fato, água e hidratação são importantes, não só no inverno, como em qualquer estação do ano. Mas, vale lembrar que, um animal adulto pode ingerir até 100 litros de água por dia. Além disso, se estiver desidratado, pode morrer de frio no período de inverno rigoroso. Por isso, não hesite em deixar grandes quantidades de água à disposição dos bovinos.
4 – Limite de animais por hectare
Assim como o item anterior, limitar o número de animais por hectare também é uma responsabilidade que o produtor deve ter em qualquer época do ano.
Afinal, é preciso ter noção do número de animais por hectare que a pastagem suporta. Ou seja, levando em conta a unidade animal, que é de 450 kg por hectare, esse limite, não deve, jamais, ser ultrapassado. Afinal, essa é a única garantia da alimentação correta dos bovinos.
5 cuidados com os bovinos no inverno
5- Proteja os animais do vento
Por fim, é preciso proteger os animais do vento frio do inverno. Para isso, uma boa alternativa é apostar em galpões. Contudo, se o seu orçamento é baixo ou o espaço é pequeno, você pode plantar árvores com copas densas, em formatos de corredores. Isso porque, ao ficarem entre as árvores, os bovinos se protegem e ficam mais próximos uns dos outros, o que também gera calor.
Enfim, moçada, curtiram os 5 cuidados com os bovinos no inverno? Continuem ligados no Blog da 7MBoots, em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um abração!