Agricultura de precisão: 5 dicas para iniciantes

Agricultura de Precisão

Agricultura de precisão: 5 dicas para iniciantes

De fato, a agricultura de precisão, também conhecida pela sigla AP, gera muitas dúvidas em quem ainda não começou, mas pretende começar as suas atividades no ramo. Sem dúvidas, o tema é muito discutido no meio agrícola, principalmente por conta da rápida expansão e dos resultados oferecidos. Mas, ainda assim, muitas questões não são explicadas.
Devido à pressão dos custos e à constante busca por maior produtividade, muitos produtores desejam adotar a AP. Por isso, no post de hoje, a equipe do blog da 7M Boots reuniu algumas dicas valiosas para os iniciante. Siga com a gente e confira:

Agricultura de precisão: 5 dicas para iniciantes

1. Tenha em mente que Agricultura de Precisão traz resultados, mas não faz milagres

Assim como todo tipo de técnica que envolve tecnologia, a Agricultura de Precisão traz resultados, não milagres. Por isso, tenha muito cuidado com pessoas que prometem resultados milagrosos. Para garantir rentabilidade, é necessário dominar as variações existentes dentro das áreas e trabalhar para aproveitar cada pedacinho da lavoura. E isso, definitivamente, não acontece de um dia para o outro.

2. O básico é essencial

De fato, trabalhar com a Agricultura de Precisão não te trará resultado algum se você esquecer dos cuidados básicos da lavoura. Em outras palavras, a AP não é capaz de corrigir uma lavoura mal semeada ou plantações fora de época. Por isso, tenha muito cuidado com o solo e lembre-se de que ele é o seu maior patrimônio.

Agricultura de precisão: 5 dicas para iniciantes

3. Somente o tempo pode trazer resultados

Em alguns casos, bons resultados podem surgir já no primeiro ano e pagarem por todo o capital investido. Contudo, nem sempre isso acontece. Afinal, os resultados dependem de variados fatores como, por exemplo, a situação da área, as condições climáticas e a incidência de pragas. Sem dúvidas, os melhores resultados chegam com o passar dos anos e com o conhecimento adquirido sobre a área.

4. Quem tem conhecimento, tem tudo

Você pode investir nos equipamentos mais modernos e nos softwares mais otimizados, se não tiver profissionais capacitados para operá-los, não sentirá efeitos positivos. Por isso, é necessário deter todo o conhecimento agrônomo possível. Afinal, as técnicas de informática podem ser dominadas com conhecimento e prática, mas, já a base agrônoma, precisa de estudos e atualizações constantes.
Portanto, uma boa dica para quem está iniciando neste ramo é contratar um prestador de serviços AP para realizar o mapeamento da área e orientar na aplicação das recomendações localizadas.

Agricultura de precisão: 5 dicas para iniciantes

5. Busque sempre por produtividade

Por fim, é necessário destacar que, com a aplicação das técnicas de AP é possível reduzir custos e minimizar a utilização de insumos sem causar impactos na produtividade. Contudo, na maior parte das vezes, essa redução é obtida através da poupança de nutrientes encontrados no solo.
Em contrapartida, o aumento da produtividade é um propósito que pode ser buscado frequentemente visando a sustentabilidade e mantendo o nível de investimento a partir de uma tomada de decisão assertiva. Ou seja, a busca contínua por maior produtividade deve ser o foco do negócio, sempre levando em conta os custos de maneira precisa.

Enfim, gostou de descobrir as 5 dicas para iniciantes sobre a agricultura de precisão? Conte para nós nos comentários e continue de olho no blog da 7M Boots, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *