Descubra como são tratados os animais de rodeio

Descubra como são tratados os animais de rodeio

Descubra como são tratados os animais de rodeio

Pois é, moçada, por aqui, a saudade de um rodeio já está doendo no coração. Por isso, hoje, nossa equipe preparou um artigo pra lá especial procêis sobre os animais que fazem parte dessas atrações.
Sempre alvos de muitas polêmicas, os bois, touros e cavalos de rodeio são, na maior parte das vezes, tratados como atletas de alto nível e recebem cuidados especializados relacionados à saúde, alimentação e preparo físico. Além disso, várias novas tecnologias são aplicadas frequentemente ao manejo para garantir o bem-estar dos animais.
Siga com a gente e descubra como são tratados os animais de rodeio no artigo do blog da 7M Boots.

Seleção

Antes de mais nada, é necessário realizar uma seleção dos bois que irão para os rodeios. Esse processo é realizado de acordo com a análise dos instintos dos animais e ocorre em várias etapas como: observação, pré-seleção, adaptação à arena e passagem de corda sem montaria.
Isso porque, caso o animal não tenha a personalidade indicada para este tipo de atividade, ele não será capaz de responder aos estímulos necessários.
Além disso, a partir de 2019, um formato mais tecnológico, que inclui o auxílio de robôs, passou a ser testado pela Best Bull Genetics e Associação Os Independentes. Dentro da técnica, touros com idades entre 12 a 16 meses têm suas habilidades testadas por um robô peão, que avalia e escolhe os animais com melhor perfil.
Neste caso, o robô simula o peso de um peão e permanece em cima do animal durante quatro segundos. Após a atividade, os touros são avaliados em cinco quesitos que são: pulo, giro, coice, dificuldade e intensidade. Para avançar nos treinamentos, é indispensável que os filhotes alcancem boas pontuações em cada uma das modalidades.

Descubra como são tratados os animais de rodeio

Cuidados frequentes

Assim como qualquer atleta de alto rendimento, os touros e cavalos de rodeio são muito bem cuidados, justamente para garantirem e manterem bons resultados dentro das arenas.
Além dos treinos físicos com peões, os animais também passam por terapias intensivas e um rigoroso acompanhamento alimentar (normalmente realizado em regime semi-intensivo).
Geralmente, a dieta dessas gigantes oferece selagem de milho, ração balanceada, preparo concentrado de milho e suplemento de aminoácidos para garantir a energia necessária e manter a pelagem saudável.
Já em relação ao preparo físico, um dos recursos mais conhecidos é o redondel eletrônico, que corresponde a uma esteira inserida na pista de areia, onde os animais passam com tempo e velocidade controlados pelo tratador.
Por fim, alguns criadores também recorrem a outras técnicas para garantir a saúde física dos animais como acupuntura e massagens relaxantes.

Descubra como são tratados os animais de rodeio

Sedém e esporas

Sem dúvidas, se você acompanha as festas de rodeio, já deve ter visto ou ouvido falar sobre esses acessórios. Muito presente nas competições de montaria, o sedém é uma espécie de cinta, que é passada na altura da virilha do animal para estimulá-lo. Atualmente, o acessório é confeccionado em lã ou espuma em tecido macio para não causar nenhum tipo de ferimento.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse tipo de estímulo não tem nenhuma relação com qualquer tipo de dor e também não induz o contato com os genitais do animal.
Além do sedém, as esporas também são itens bastante vistos nas provas e ficam localizadas nas botas dos peões. Embora aparentem causar certo desconforto aos animais, os acessórios possuem pontas arredondadas e, muitas vezes, são fabricados em borracha. Por fim, é válido mencionar que a pele dos animais é, em média, 6x mais grossa e resistente do que a nossa. Ou seja, eles realmente não se machucam tão facilmente.

Enfim, curtiu saber um pouquinho mais sobre os animais de rodeio são tratados? Conte para nós nos comentários e continue de olho aqui no blog da 7M Boots. Em breve, teremos muitas novidades para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *