Como tocar berrante: aprenda aqui!

Postado em 11/09/2019
como tocar berrante

O berrante — também conhecido como chifre, corno, binga, guampo ou buzina — é uma corneta fabricada com chifre de boi e de outros animais. É um instrumento típico dos ruralistas e dos tropeiros brasileiros, sendo uma tradição para quem vive no meio rural. Para eles, é fundamental saber como usar o berrante.

Considerado relevante para o campo, ele ajudou no desenvolvimento e na economia das regiões agropecuárias do Brasil, inclusive auxiliando na formação de novas cidades. Isso porque, ao som do berrante tocado pelos tropeiros, o gado era transportado de um lugar para outro.

Fi, o instrumento é tão querido, que caiu na graça do povo, e sua sonoridade é utilizada até na música sertaneja. Ficou interessado? Então, continue a leitura para saber mais sobre o instrumento e como tocar berrante em alta potência.

Qual é a história do berrante?

Quando o Brasil era colônia, as comitivas levavam o gado de uma região para a outra, principalmente do Sul para o interior de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso. As viagens duravam meses, e os tropeiros e condutores do gado utilizavam o som do berrante para domar os animais nas travessias de rios, montanhas e demais obstáculos.

Para não se dispersarem, o gado obedecia ao som forte emitido por ele. Além disso, os tropeiros descobriram que podiam se comunicar entre si nas suas diversas maneiras de ser tocado. Assim, o berrante se tornou símbolo da lida boiadeira, percorrendo não apenas o país, como também parte do folclore e da cultura sertaneja.

Como o berrante é feito?

Na verdade, chifre quem tem é o veado — o boi tem corno. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não é um osso: é mais parecido com uma unha, pois é feito de queratina. O corno tem vascularização, ou seja, dentro dele, percorre sangue. Além disso, ele é trocado pelo animal em diversos períodos de sua vida.

Esse tem sido um produto difícil de ser encontrado no mercado porque apenas as raças de boi gir e guzerá desenvolvem o corno. Mas, para que isso ocorra, o animal precisa ter muitos anos de vida, pois, quanto mais velho o bicho, maior será seu corno. No entanto, atualmente, o gado tem sido abatido com pouca idade, não dando tempo do seu crescimento.

Diante disso, é preciso saber escolher os cornos para que, na sua confecção, dê o encaixe correto para obter uma sonoridade harmônica. Por exemplo, se você pegar um corno do lado direito, os demais deverão ser do mesmo lado para que o encaixe seja perfeito. O mesmo deve acontecer com o lado esquerdo.

No início de sua produção, são cortadas a ponta e a base para que o meio seja lixado e, depois, passado em uma fresna, permitindo que ele fique mais fino por dentro. Em seguida, entra o processo de polimento, em que são passadas diversas lixas até obter o brilho ideal. Por fim, as peças são encaixadas e coladas. Após o preparo, inicia-se a fase do acabamento, com a inserção do bocal, colagem do couro, friso dourado ou prata e alça.

Um berrante profissional deve ter, no máximo, 90 centímetros e não pode ter mais que cinco cornos. Assim, ele não ficará pesado e não terá seu som prejudicado.

Quais são os principais toques do berrante?

Um bom berranteiro consegue fazer o som ser ouvido até 3 quilômetros de distância. Dessa maneira, inúmeros toques e repiques foram criados como forma de comunicação entre os animais e as pessoas. Existem até concursos em diversas regiões do Brasil para eleger o melhor tocador.

Conheça alguns sons e seus significados:

  • o toque de saída é usado para acordar as pessoas e preparar a boiada para a viagem;
  • o toque de estradão é para animar a boiada a seguir trechos com obstáculos e longos;
  • o toque rebatedouro indica que algum animal se perdeu ou serve para chamar a atenção sobre algo estranho na estrada;
  • o toque queima do alho é um dos preferidos — é a hora de a comitiva parar e fazer as refeições;
  • o toque livre ou floreio é o momento de descanso, mas também de saudar amigos e paquerar as cowgirls.

Como tocar berrante?

Para tocar o berrante, não basta soprar. Primeiramente, a boca deve estar bem molhada. Depois, coloque os lábios no bocal, como se fosse dar um beijo — mas de maneira que fiquem para fora, sem bico. Por fim, sopre uniformemente, com o berrante direcionado para baixo. Você pode controlar a intensidade do som conforme a necessidade.

A dica de ouro entre os berranteiros é tampar a ponta do corno, colocar um pouco de pinga dentro e chacoalhar o líquido. Depois, destampe e deixe cair a aguardente. Isto serve para deixar mais úmido o berrante e o som sair mais facilmente.

Com treinos diários, em uma semana você estará tocando e poderá elevar o berrante para o alto. Isso significa que terá aprendido a tocar, evitando que haja falha no som. Afinal, saber tocar não é complicado — o segredo é não deixar os lábios duros na embocadura do berrante, porque isso prejudica a saída do ar.

É importante ressaltar que, depois de utilizar o instrumento, é preciso limpar o bocal para que não fique saliva e dê mau cheiro. Passe sempre um pano com álcool após usá-lo, garantindo a boa higiene.

O legado cultural do berrante permanece por meio da música, culinária e costumes, remetendo a um passado em que as pessoas viviam mais no campo do que na cidade. Compartilhado por gerações, o instrumento é destaque nas festas de peão do Brasil, principalmente em Barretos, onde ocorre o concurso dos melhores berranteiros.

Mesmo que não saiba como usar o berrante, ele se tornou até material de decoração de ambientes para as pessoas que gostam do estilo country. Por isso, se você é um apaixonado pelo seu som choroso, comece a tocá-lo. Deixe de ser abeia e se torne bichão: com certeza vai atrair cowboys e cowgirls que admiram o instrumento e, até mesmo, você!

Aprendeu como se faz? Agora, compartilhe este post em suas redes sociais para ensinar seus amigos como tocar berrante!