Como montar uma fazenda: saiba aqui!

Postado em 27/09/2019
como montar uma fazenda

Está pensando em sair da cidade, do emprego e viver a tranquilidade do campo, sobrevivendo inclusive dele? Para isto fi, precisa aprender como montar uma fazenda ou sítio de forma que possa dar lucro e não levar pialo.

Não é difícil, é necessário um pouco do esforço físico que é recompensado com o ar puro, som do silêncio ou dos barulhos dos animais. Ali você pode criar galinhas, ser agricultor ou pecuarista, trabalhar com jardim.

Sua terra não precisa ser grande, um hectare ou um pouco mais dá para produzir muita coisa. Quer saber como alcançar o seu sonho? Continua a leitura que vamos contar tintim, por tintim.

O que é preciso considerar antes de montar uma fazenda?

Antes de qualquer coisa você precisa responder qual o objetivo que quer atingir ao montar uma fazenda. Ela será para lucro, um hobby para os dias de descanso, terá um fim social para cuidar de animais ou do meio ambiente?

Respondido este questionamento, faça um planejamento do capital que será investido ao pesquisar as fazendas para saber identificar as vantagens e desvantagens e ter ciência do que será gasto.

Com o propósito definido, é o momento de procurar as fazendas para comprar ou arrendar, pois você já terá ideia de quais atividades que serão aplicadas na propriedade, podendo ser pecuária, agricultura, psicultura, entre outras. Ao visitá-las avalie:

  • se há abundância de água;
  • qual a cidade mais próxima;
  • se as vias de acesso são boas;
  • os tipos de solo, vegetação e clima;
  • se as cercas precisarão de reparos;
  • há estrutura da sede, currais, galinheiro, chiqueiro, estábulos;
  • número e conservação dos maquinários e ferramentas;
  • quantidade de área desmatada e virgem;
  • se tem eletricidade.

Quais os investimentos necessários?

Os seus investimentos vão depender das atividades escolhidas que serão realizadas na fazenda. Por isso, se for comercializar sua produção procure saber se é preciso uma autorização e recolhimento de imposto junto à Receita Federal, Estadual e Municipal. Agora, veja algumas delas.

Criação de gado leiteiro e corte

Quem pretende criar gado leiteiro ou de corte deverá ter no mínimo um hectare, um estábulo e um curral com 150m² que caiba 60 vacas ou bois. Além disso, deverá contratar um veterinário para cuidar da saúde dos animais.

Criação de suínos

Os porcos em sua maioria são criados em confinamento, em um chiqueiro que sirva para 160 a 320 animais, porém eles devem ficar longe de outras criações devido à questão de biossegurança. Nas instalações, deve haver locais para pré-cobrição e gestação, maternidade, creche para os filhotes, crescimento e terminação.

Psicultura

A criação de peixes necessita de um parque aquático com tanque de um hectare e profundidade de 1,5 metros para caber 15 mil m³ de água, também será preciso fazer a drenagem, o sistema de abastecimento, as gaiolas e escolher as espécies de peixes adequadas.

Agricultura

Para agricultura ser comercial, tem que verificar a documentação exigida e decidir quais culturas serão produzidas. Além disso, comprar sementes, fertilizantes e agrotóxicos que são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Outro investimento é o local de acondicionamento e os veículos que farão o transporte.

Além dos investimentos da sua produção é preciso ainda acrescentar os gastos fixos e variáveis. Os principais custos fixos são a depreciação, juros do capital investido, dinheiro aplicado em terras, seguro sobre o capital fixo, mão de obra permanente, taxas e impostos.

Já os custos variáveis estão relacionados ao reparo de máquinas e equipamentos, implementos e utensílios, mão de obra temporária, insumos, transporte externo e armazenagem da produção.

Como montar uma fazenda?

Faça um planejamento

Já que os produtos da propriedade serão comercializados tem que fazer um plano de negócio antes de começar as atividades. Para saber onde está, em que patamar quer chegar e como pretende alcançar seus objetivos.

Verifique as vantagens e desvantagens oferecidas pela terra e se há possibilidade de melhora. Coloque a fazenda no papel, desenhando onde cada coisa se localiza dentro dela e outro determinando como quer que esteja daqui a cinco ou 10 anos.

Escolha o local

Verifique as condições topográficas do lugar, contornos e terrenos para saber o que pode ser plantado. A análise do solo é fundamental, por isso retire amostras para saber o tipo de solo e o uso mais adequado dele. Caso queira criar gado, veja as plantas nativas, principalmente o capim. Avalie se é necessário algum trabalho especial para que tenha mais qualidade.

Converse com outros fazendeiros para saber o que já foi plantado lá, quais culturas deram certo e quais não. Inclusive, peça aos órgãos públicos os relatórios do clima naquela região.

Obtenha as licenças necessárias

Qualquer empresa gera impacto ambiente com o meio rural não é diferente, por isso é preciso se ajustar as normas ambientais. Cada atividade tem que ter uma estrutura e processo de trabalho para atender a legislação.

Existe a licença de reserva legal que é obrigatória para as propriedades rurais, porque elas cobrem a vegetação natural e disponíveis que são de uso sustentável. Por exemplo, uma fazenda na Amazônia tem sua reserva legal de 80%, no cerrado amazônico é de 35% e em florestas e demais regiões do Brasil é de 20%.

Além disso, há outras licenças como a prévia que autoriza a implantação da atividade, a de instalação, que precisa aprovar o projeto de execução e, por último, de operação autorizando o funcionamento da empresa rural.

Atente-se sempre ao planejamento, que é de suma importância para alcançar o sucesso em qualquer empreendimento. Com ele é possível levantar os meios e os procedimentos necessários para realizar as tarefas dentro dos custos e das oportunidades.

Desta maneira, conseguirá minimizar as falhas e erros para o bom desenvolvimento das atividades, mas outro fator é imprescindível: a participação ativa do produtor na fazenda para o seu sucesso. Afinal, você não quer ser abeia em seu negócio, não é mesmo?

Com estas orientações, bichão, você sabe como montar uma fazenda e fazê-la dar lucros. Pesquise as culturas ou criações que deseja investir, o nicho de mercado que quer atender e comece a trabalhar no novo estilo de vida rural.

O assunto atrai você? Assim, aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook para ficar sempre atualizado.