Entenda agora como funciona um leilão de cavalos!

Postado em 12/08/2019
leilão de cavalo

Saiba como é um leilão de cavalos

Fi, você já participou de um leilão de cavalo? Tem curiosidade em saber como funciona? Em um evento deste, criadores de todo Brasil arrematam os animais de maior potência que há no mercado nacional com segurança.

Para adquirir um cavalo é preciso ter conhecimento e um pouco de experiência, ser um pouco bichão no assunto, entende? Visto que, no leilão, há oportunidades ímpares de se fazer um grande negócio tanto em termos de valores como de condições de pagamento. Porém, é preciso saber comprar para que o animal atenda suas metas.

Se você gosta do assunto continue a leitura, pois neste post nós vamos explicar um pouco mais deste mercado que conquista muitos admiradores.

Conhece a modalidade para compra e venda de cavalos?

Vamos voltar um pouco na história, pois o leilão é um evento antigo datado na Babilônia a 500 a.C. Na época eram vendidas as mulheres com idade para se casar e escravos. Em Roma, eles faziam leilões de restos de itens de guerra, objetos de arte, gado, prisioneiro entre outras coisas.

Com o tempo, a modalidade foi ultrapassando as fronteiras e sendo realizadas em outros países, inclusive, em 1717 criou-se um catálogo mostrando os produtos à venda. Um tempo depois, foram inauguradas em Londres as primeiras casas de leilões, chamadas Sotheby’s e a Christie’s.

No Brasil, os leilões de animais tiveram início na década de 50, em que se aproveitavam as feiras rurais para negociarem bichos sem raça, gado de corte e aqueles que poderiam ajudar em algum serviço.

Quando o evento chegou em São Paulo em 1970, foi possível profissionalizá-lo. Ele se tornou uma alternativa forte para a compra e venda de cavalos de elite, como o quarto de milha e o mangalarga. Os leilões aproveitavam para expor os campões e obterem bons negócios.

A partir da década de 90, o panorama do evento modificou um pouco com a entrada da internet. Os leilões começaram a ser virtuais rivalizando com os presenciais. Atualmente, o online supera, devido aos altos custos para realizar um evento desta categoria e com os moldes de antigamente.

Como funciona um leilão?

O criador que quer vender um cavalo em um leilão tem que escolher uma empresa especializada para organizar, produzir, divulgar e executar o evento. Depois de tudo acertado é preciso definir as regras, os preços mínimos, os custos e as comissões. Daí, é feita a seleção dos animais e a apresentação de cada lote, podendo ser de um ou mais cavalos bitelos, conforme a estratégia escolhida.

Se o leilão for presencial, os animais serão levados até o local do evento para que os interessados possam vê-los. Geralmente, é transmitido em alguma rede de televisão e pela internet. Caso seja feito apenas para internet ou TV, a apresentação do cavalo é realizada por texto, vídeo e fotos aos interessados para que eles possam dar os lances durante o leilão, reduzindo assim os riscos de inadimplência.

Os leilões presenciais acontecem por algumas horas, já os da internet podem levar dias. E ficará com o cavalo quem der o maior lance e queira realmente comprar o animal, pois uma vez dado não pode ser retirado, então é melhor não fazer cancha.

É necessário fazer um cadastro para participar de um leilão?

Para realizar qualquer negócio no mercado é preciso fazer um cadastro para que as leiloeiras rurais analisem os créditos do comprador. Desta maneira, é solicitado o RG, CPF, comprovante de endereço e renda, bem como os dados comerciais e bancários. Sendo que você pode comprar como pessoa física ou jurídica.

Como você pode dar um lance?

Caso tenha interesse em algum cavalo e se tornou bichão no assunto, entre em contato com a leiloeira responsável por telefone ou pela internet durante o remate para dar o seu lance.

Quais são as regras aplicáveis em relação aos cavalos?

Para saber se o preço do cavalo é justo, veja o catálogo, pesquise o preço do mesmo, investigue a linhagem, o treinamento e a morfologia dele, veja a pelagem do cavalo, procure saber quem são os pais, principalmente se for potro, converse com criadores que conheçam a raça. E um dado importante, não se deixe levar pela emoção, mas sim, pela razão.

O cavalo está dentro dos critérios desejados e do seu orçamento? Então, agora lute para comprá-lo, mantenha-se dentro do leilão, veja os lances que ele está recebendo e dê o seu nos momentos certos. A batalha é dura, mas é possível a compra.

Como é feito o pagamento?

O pagamento varia conforme o remate. A compra pode ser parcelada e o número de prestações é divulgado durante o pregão. Ele pode ser efetuado por cartão de crédito, cheque, boleto ou financiamento bancário, é bem facilitado, na verdade.

Qual o prazo para recebimento da compra?

Quando a entrada for efetuada, o contrato estiver assinado e ido para a empresa leiloeira, o tempo médio para que se faça a entrega dos cavalos é de até 45 dias corridos. Há negociações diferenciadas que são realizadas de acordo com o evento, mas o padrão é o citado anteriormente.

Quais as dicas para pagar mais barato nos leilões?

Fi, tem que ser bichão para saber negociar. Geralmente, nos leilões, o vendedor reserva um valor mínimo para que se venda o cavalo, conforme ele acha que vale. Porém, se o preço mínimo não é atingido nos lances, ele se torna “defendido” e a venda não ocorre.

O animal que é defendido não é divulgado pelo leiloeiro, mas pode ser listado depois do evento. Assim, os compradores interessados podem entrar em contato com os vendedores para negociar o cavalo fora da pista.

O leilão de cavalo é uma boa opção tanto para quem quer comprar como para quem busca vender. Por isso, é relevante estudar os custos e saber fazer a negociação certa. Ao participar de um fervo desse, saiba as regras, o que realmente quer comprar, pesquise sobre o animal e, se houver dúvidas, entre em contato com a leiloeira para maiores informações. Então, prepare suas botas, o chapéu, o look e puxe o trecho.

E ai, aprendeu sobre o leilão de cavalo? Agora, veja mais assuntos interessantes nos seguindo no Facebook, InstagramLinkedIn e YouTube.