O que você precisa saber sobre a prova dos três tambores

prova dos três tambores

Aow, moçada. Tudo chique?

Bom, neste post, viemos falar de beleza e elegância dentro da arena. Afinal, a prova dos três tambores é a única que tem dominância feminina.

Os homens até podem participar, mas são as mulheres que comandam essa tarefa, e com muita competência, diga-se de passagem. Quer saber mais sobre essa prova de tirar o fôlego? Então, continue a leitura porque a gente vai explicar tudo direitinho para você!

Como é a prova de três tambores?

Se você ainda é novo no meio dos rodeios e ainda não viu uma prova de três tambores, saiba que é emocionante. Ela consiste em contornar três tambores, dispostos em figura triangular, em menor espaço de tempo. E o mais legal: o percurso é feito a cavalo!

Isso mesmo, montando um belo exemplar da raça quarto de milha, a amazona ou o peão fazem o percurso em apenas alguns segundos. Quem fizer em menor tempo ganha. Porém, existem algumas regras, que falaremos no próximo tópico.

Quais são as regras?

As regras da prova de três tambores são bem claras. A contagem é feita por um cronômetro eletrônico e começa quando o focinho do cavalo atravessa a linha de partida.

A disposição dos tambores também tem uma medida oficial, sendo 27,5 metros entre o primeiro e o segundo, e de 32 metros entre o segundo e o terceiro. Mas, dependendo do tamanho da pista, essa distância pode variar.

Existem algumas penalidades, que podem determinar a vitória ou a derrota da competidora. A cada tambor que for derrubado, são acrescentados 5 segundos ao tempo final. Além disso, ao fim da prova, o juiz fiscaliza o animal: se tiver qualquer ferimento de chicote ou espora, a competidora é desclassificada.

Você sabia que tem um mínimo de peso para competir? A amazona junto à sela deve pesar, pelo menos 65 kg. É permitido o uso de mantas para ajudar a atingir a pesagem.

Quais são as estrelas brasileiras da prova de três tambores?

A ANTT (Associação Nacional de Três Tambores) organiza os campeonatos desde 2003 e promove a profissionalização da categoria. Entre as amazonas brasileiras de destaque nos últimos tempos, temos:

  • Fatiana Ferreira: tetracampeã brasileira;
  • Viviane Gratão: campeã nacional em Barretos, 2017 e 2018;
  • Caroline Rugolo: campeã nacional;
  • Daiane Sudário: tricampeã e competidora há mais de 20 anos.

Como participar dessa prova?

Quer participar da prova de três tambores? O primeiro passo é ter um cavalo treinado, e isso começa com a doma racional aos 2 anos do animal. Então, ele é introduzido ao percurso.

Os treinos da competição duram de 30 a 40 minutos, com a frequência de 5 vezes por semana. Você pode procurar um treinador, que dará todas as orientações para ingressar nesse mundo.

A prova dos três tambores traz a graça e a força feminina para as arenas. É um percurso rápido, em que a técnica e a aptidão se sobressaem, trazendo emoção e alegria aos espectadores.

E aí, já curtiu a nossa página no Facebook? Se sim, está de parabéns! Se não, já passou da hora de dar o seu like e conferir todas as nossas novidades diretamente na sua timeline!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *